EDUCAÇÃO INFANTIL

Cidade das Abelhas

Alunos concluem projeto escolar com visita ao parque temático

Por: Ruan Santos | 6 de dezembro de 2024

A turma do Infantil 4 conheceu, no dia 5 de dezembro, a Cidade das Abelhas. A excursão fez parte do projeto “Bichinhos de Jardim”. Nele, os alunos puderam vivenciar ao longo das aulas o ecossistema no qual as abelhas estão inseridas. Dentro do programa das aulas, eles observaram o funcionamento das colmeias, aprenderam sobre o papel desses animais na natureza e conheceram o modo de organização social no qual as abelhas se estabelecem. Eles também conheceram o processo de polinização e a contribuição que essas pequenas criaturas deixam para a biodiversidade do jardim. Com o estudo do meio, os estudantes aprofundaram a compreensão sobre as abelhas e sua importância para o equilíbrio ambiental.

A Cidade das Abelhas fica localizada no município de Embu das Artes e, além de funcionar como um apiário para colheita e produção de mel e derivados, é também um parque ecológico e cultural focado no entretenimento infantil, educação e atividades de lazer para grupos escolares. Com 12 atrações no total, as crianças desbravaram ambientes constatando detalhes importantes sobre as abelhas e a apicultura, conhecimentos que enriqueceram o estudo iniciado em sala de aula. Em seguida, foi reservada uma parte da manhã para que elas se divertissem nos brinquedos temáticos.

A visita foi realizada justamente na estação da primavera. Nesta época do ano, as abelhas deixam a reclusão após o inverno e se tornam mais ativas em suas funções biológicas, aumentando assim o ciclo reprodutivo das plantas e flores.

Ao longo da excursão, os alunos conheceram o Museu Apícola, o Apiário das Abelhas sem Ferrão, a Colmeia Gigante, o Labeerinto, o Abelhossauro, as Trilhas e o Observatório das Abelhas. O espaço mantém as colmeias das abelhas sem ferrão próximo do público, como forma de estimular a boa convivência e observação ao ar livre. Com isso, as crianças puderam conhecer diversas espécies, como as jataí, as de maior presença aqui no Brasil.

Com o objetivo de conectar as crianças ao mundo natural e estimular a curiosidade, a empatia e o respeito pelos seres vivos, o estudo do meio na Cidade das Abelhas enriqueceu o conhecimento dos alunos do Infantil 4 acerca das reservas ecológicas e promoveu uma manhã muito produtiva nestes últimas dias de ano letivo.