EXTRACURRICULAR

Festival de Teatro 2024

Ensino Fundamental celebra a dramaturgia em mais uma edição do festival

Por: Ruan Santos | 9 de dezembro de 2024

Nos dias 3 e 4 de dezembro, alunos do 2º ao 7º ano do Ensino Fundamental realizaram mais uma edição do Festival de Teatro do Colégio. Com gêneros mesclados entre suspense, drama, comédia e mistério, os espetáculos deste ano trouxeram narrativas de encantar e emocionar o público.

Na abertura do festival, a plateia prestigiou a peça Que confusão, uma criação coletiva dos alunos do 2º e 3º anos e dirigida pela professora Carolina Soledad Fortunato Silva. A trama contou a história de um grupo de meninas de uma mesma escola que eram muito diferentes entre si. Ao iniciar o ano letivo, elas descobrem que farão parte da mesma turma, o que se torna motivo de uma grande confusão. No entanto, sem imaginarem que seu professor é de uma família de bruxos, elas acabam trocando de corpo graças a um feitiço acidental provocado por ele e precisaram aprender uma importante lição para reverter o encanto.

Com a peça Que confusão, os alunos do 2º e 3º anos transmitiram uma mensagem positiva sobre empatia e abordaram com bom humor a compreensão do modo de ser dos indivíduos, as relações de amizade e os julgamentos feitos sem considerar diferentes pontos de vista.

Já no segundo dia, os alunos do 4º e 5º anos, também sob direção da professora Carolina Soledad, trouxeram ao palco a peça Pantolimpíadas, uma criação coletiva dos estudantes cujo enredo apresenta um grupo de amigos da mesma vizinhança que se encontravam para brincar. Certo dia, um conflito entre eles resultou numa grande bronca da polícia. A partir daí, os amigos têm a ideia de brincar sem fazer nenhum barulho ou ruído e criam uma olimpíada de um jeito bem diferente.  

O espetáculo trouxe estilos diferentes de comunicação, que contribuíram para tornar a apresentação ainda mais rica. Linguagens como o gramelô, que substitui as palavras por sons onomatopeicos, e a pantomima, que consiste em gestos de mímica, aguçaram a curiosidade e promoveram uma experiência teatral positiva.

Para encerrar as apresentações dos alunos, o 6º e 7º anos apresentaram o espetáculo Por que as crianças, pré-adolescentes quase adultas, gostam tanto de histórias de terror?, escrito e dirigido pelo professor Luiz Eduardo Frin. Com uma mescla de terror, mistério e bastante humor, a peça retratou uma palestra com um grupo peculiar de psiquiatras e psicanalistas, na qual os profissionais tentam explicar o interesse do público mirim por histórias mal-assombradas.

No sábado, 7/12, foi realizado o encerramento oficial do Festival de Teatro com a peça Era uma rádio para Rosa, dirigida pelo professor Fabio Nogueira. A apresentação faz parte do grupo de teatro de professores “Nóis Inverga Mais Num Quebra” e contou com efeitos de iluminação e trilha sonora ao vivo.

No palco, os personagens levaram a plateia de volta aos anos 1940, em plena era do rádio no Brasil. A narrativa retratou a história do casal Rosa e Vicente, ambos perdidamente apaixonados um pelo outro. Por uma querela do destino, o romance é interrompido. Na tentativa de compreender o motivo, porém sem perder as esperanças, Rosa encontra no locutor da rádio Cruzeiro do Sul forças para tentar manter esse grande amor. Vinte anos depois, o casal se reencontra, trazendo à tona uma promessa vazia, antigas emoções e revelações surpreendentes.

A inclusão do teatro na educação de crianças e adolescentes proporcionou um ambiente não apenas de contato com a cultura, mas de desenvolvimento das capacidades sociais e emocionais. Nesse contexto, os alunos encaram desafios, trabalham em prol de algo em comum e superam a timidez com o público. O Colégio parabeniza os atores, atrizes e equipe teatral pela excelente celebração da dramaturgia.

Era uma rádio para Rosa. Por: Nóis Inverga Mais Num Quebra.
Direção: Fabio Nogueira. Elenco: André Cabral, Bartira Rebello, Denise Tonello, Enrico Cacella, Helio Ponciano, Margareth Toni, Marco Augusto, Marga Sánchez, Milla Sammarro, Nancy Mar do Serrado, Rafael Melo e Renara Toscani. Direção Musical: Ana Maria Premero. Banda: Joan Barros, Mario Abreu, Camilo Zorrilla e Marcus Baldini.