ENSINO MÉDIO
SICE 2024
Simulação Interna do Cervantes
Por: Julia Romitti Kfouri | 13 de dezembro de 2024
Durante os dias 9, 10 e 11 de dezembro de 2024, aconteceu no Colégio a Simulação Interna do Cervantes, conhecida como SICE. O evento, que é idealizado e totalmente organizado pelo Clube de Debates do Colégio Miguel de Cervantes, com a participação do MiguelMun, pretende simular debates formais sobre temas da atualidade ou momentos históricos. Proporcionando aos alunos a oportunidade de participar de debates e negociações, estimula-se não apenas o aprimoramento de suas habilidades argumentativas, mas também a capacidade de pensar de forma criativa e inovadora, buscando soluções eficazes para os desafios apresentados nas simulações.
Devido ao sucesso da edição realizada em 2023, a direção do evento deste ano criou cinco comitês com temáticas distintas, sendo dois para estudantes do oitavo e nono ano, e três para o ensino médio. No geral, 160 alunos se inscreveram como delegados, sendo que 62 deles são de colégios convidados.
Para os alunos de oitavo e nono anos, foi realizado um comitê histórico a respeito do Bloqueio de Berlim, com os alunos assumindo os papéis de líderes mundiais da época. A simulação recriou as tensões da Guerra Fria, colocando os estudantes no centro da disputa ideológica entre o bloco capitalista e o comunista. Durante a simulação, os alunos precisaram lidar com a ameaça nuclear e a divisão da Alemanha, temas que marcaram profundamente a segunda metade do século XX.
O outro comitê foi especialmente organizado pelo grupo MiguelMun, que também realiza debates no Colégio, e apresentou a temática da Segunda Guerra Mundial. Nessa atividade, representantes dos países da Liga das Nações tiveram o desafio de analisar as implicações da Anschluss e seus impactos na guerra.
Já para o Ensino Médio, o comitê da Guerra Civil Espanhola dividiu os alunos em grupos representando os principais lados envolvidos na Guerra: republicanos e nacionalistas. Durante a atividade, os estudantes debateram as causas da guerra, as ideologias em jogo e as repercussões internacionais do conflito. Vale ressaltar que esse debate foi feito no modelo de simulação de Teatro de Operações (T.O.), ou seja, com enfoque em estratégias e avanços militares.
O comitê Era do Ouro da Pirataria, por sua vez, mergulhou no final do século XVII e início do XVIII. Os mares do Caribe, do Atlântico e do Índico foram testemunhas de grandes batalhas navais e de uma luta constante entre os piratas e as grandes potências europeias. O comitê se dividiu em dois gabinetes (coroa inglesa e os corsários), os quais precisaram montar estratégias sobre como proceder diante desse contexto de conflito.
O MiguelMun organizou o terceiro comitê para o ensino médio: Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU) sobre a Guerra Fria – A Crise dos Mísseis. Logo após o início da Guerra Fria, o mundo se viu à beira de um conflito nuclear durante a Crise dos Mísseis, em 1962. Quando a União Soviética instalou mísseis em Cuba, a poucos quilômetros da costa dos Estados Unidos, as tensões entre as duas superpotências atingiram seu ponto mais alto. Os alunos foram desafiados a representarem membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas e criarem a melhor estratégia para resolver esse conflito.
Associados a cada um desses comitês, estiveram presentes oito diretores do Clube de Debates, oito diretores do MiguelMun e três diretoras do comitê de Organização da SICE 2024. Ademais, dois ex-alunos do Colégio, que faziam parte do Clube de Debates, foram convidados a participar ao lado dos atuais diretores dos comitês. O evento contou também com a participação de alguns membros do staff, que ajudaram na organização do evento. Além disso, membros da imprensa criaram jornais temáticos e, ao longo das sessões, publicaram notícias que, por serem enviesadas ou divulgarem informações antes desconhecidas aos delegados, interferiram diretamente no debate. Essa foi uma experiência interessante para avaliar melhor o impacto que a mídia pode exercer na política, um tema que está muito em pauta atualmente.
Também com o objetivo de melhorar o andamento das discussões, um grupo de alunos ficou encarregado de fazer intervenções teatrais nos comitês. Ao encenarem protestos, discursos e até execuções públicas, criaram cenários enriquecedores à complexidade dos debates que estavam sendo feitos.
A SICE 2024 proporcionou aos alunos uma experiência única de aprendizado, permitindo que desenvolvessem habilidades como pesquisa, negociação, oratória e pensamento crítico. Ao se colocarem no lugar de líderes mundiais, os estudantes compreenderam a complexidade das relações internacionais e a importância da diplomacia para resolver conflitos.
Diretores: Felipe Cuellar, Carolina Alvarenga, Valentina Lage, Julia De Labio, Beatriz Trancoso, Mariana Arashiro, Antonio Barretto, Eduardo Do Valle, Thales Moussali, Bruno Ritondaro, Chloé Walder, Luiza Machado, Mariana Aragão, Nicole Hartmann, André Moeller, Rodrigo Dale, Julia Kfouri, Bruna Camargo e Eduarda Aragão.