Laboratório móvel contribui para aula de Língua Portuguesa
Trazer para a sala de aula os recursos tecnológicos que os alunos já têm disponíveis em casa enriquece as aulas e desperta interesse
Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 08 de abril de 2014.
Para trabalhar os conteúdos do gênero notícia, a equipe de professoras do 3º ano do Ensino Fundamental incluiu no planejamento das atividades o uso do laboratório móvel.
O recurso, implantado desde 2010, faz parte dos projetos desenvolvidos pela equipe de Tecnologia Educacional do Colégio e tem como objetivo propiciar o uso de computadores em sala de aula. Ao todo, são 36 notebooks, 108 ultrabooks e 36 tablets divididos em cinco laboratórios móveis, que atendem todo o Colégio, além de cinco laboratórios fixos.
O objetivo da aula era relacionar as manchetes de dois jornais e explorar as diferenças entre as versões impressas e virtuais, “a tecnologia em sala de aula adquire significado quando contribui para a prática do professor. Nesse momento, ele é um mediador entre o aluno e o recurso. Nessa aula, percebemos que a maioria dos alunos transcendeu as propostas, eles concluíram rapidamente os objetivos e começaram a explorar outras hipóteses sobre o assunto”, comenta a professora Karin Arriagada, do 3º B do Ensino Fundamental.
O laboratório móvel está disponível como recurso pedagógico para os alunos do Colégio Miguel de Cervantes desde a Educação Infantil. Para os alunos do 3º ano EF, apesar de não ser novidade, a possibilidade de utilizarem essa ferramenta individualmente não só potencializou sua atenção como facilitou a apreensão do conteúdo: “percebemos que a atitude das crianças durante a explicação dos conceitos e a interação na aula foi significativamente melhor do que em outras aulas semelhantes, sem os recursos tecnológicos” disse Virgínia Cajado O. Cunha Perroni, professora do 3º A EF.
Para Virgínia, o professor precisa estar preparado para pensar na utilização desses recursos na elaboração do seu planejamento, pois existe uma infinidade de possibilidades de uso em todas as áreas de conhecimento.
Fotos: Tatiana Maria de Paula Silva
Interdisciplinaridade e aprendizagem significativa
A utilização de laboratório móvel em diversas disciplinas
Em Educação Física, após conhecerem os fundamentos da modalidade de atletismo de salto a distância, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, divididos em equipes, mediram os saltos um dos outros e utilizaram os dados nas aulas de Matemática para construírem um gráfico de desempenho, utilizando o laboratório móvel.
Durante a atividade, todos os alunos saltaram três vezes. Enquanto um companheiro de equipe utilizava a fita métrica para medir o salto, outro anotava a distância. O trabalho, desenvolvido pela professora de Educação Física e as professoras polivalentes do 3º ano, teve o objetivo interdisciplinar de introduzir o salto a distância e contextualizar a aplicação e uso das unidades de medida, que é conteúdo previsto no planejamento de matemática para essa série. “O laboratório móvel foi uma ferramenta muito eficaz que propiciou a elaboração dos gráficos, por meio de planilhas”, explica Luciana Rocco, professora de Educação Física do 1º ciclo do Ensino Fundamental I.
Fotos: Cláudia Lemos da Silva