Alunos do infantil I aprendem sobre as possibilidades do plantio caseiro e sustentável
Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 16 de abril 2014.
“Tato, aromas, cores e sabores, é impossível não perceber os estímulos dos planos sensoriais que essa saída pedagógica permite”, comenta a profª. Clei Gil Muner, do Infantil IB.
O Sabor da Fazenda é um cantinho fértil e aconchegante de cultivo orgânico, um refúgio em meio à selva de pedra da cidade. Localizado na zona norte de São Paulo, comercializa produtos orgânicos, mudas para plantio, sementes e oferece cursos de horta caseira, compostagem caseira e outros. O espaço também desenvolve o projeto de educação ambiental Dedinho Verde para crianças.
Em meio à variedade de plantas; que vão desde hortaliças e ervas para consumo até as ornamentais, como as curiosas plantas carnívoras; as biólogas do projeto que acompanham a visita monitorada explicam às crianças sobre a germinação, as partes das plantas e os cuidados necessários para o acompanhamento dos viveiros.
Durante a programação, as monitoras apresentam também os bichinhos do jardim como minhocas, tatus-bolas, lagartas e os benefícios da coexistência deles para a manutenção do equilíbrio ambiental.
As crianças são recebidas com um lanche de frutas orgânicas cultivadas ali mesmo. Após conhecerem os viveiros e o minhocário, elas apreciam os sabores dos legumes, frutas e receitas com especiarias da produção orgânica.
Nas atividades, a conscientização ambiental está sempre presente. Ao final da visita, as monitoras ensinam as crianças a transformar garrafas pets em vasos ou jardineiras. Elas apresentam os tipos de materiais necessários para o plantio e cada criança planta seu próprio vaso.
Em sala de aula, após a saída pedagógica, os alunos elaboram textos coletivos, e os principais conteúdos aprendidos são externados. O planejamento também contempla a introdução aos seres vivos, que começa com o estudo dos animais do jardim.
A saída ao Sabor da Fazenda faz parte de um projeto multidisciplinar que gira em torno do tema: Terra. Os trabalhos começam com a leitura do livro O Grande Rabanete*, da escritora Tatiana Belinky. Os alunos dramatizam a história e plantam mudas de rabanete na horta da sala, as quais eles irão cultivar e colher para, na cozinha do restaurante do colégio, elaborarem uma deliciosa receita com o bulbo.
Fotos: Tatiana Maria de Paula Silva
*O Grande Rabanete. BELINKY, Tatiana. Editora Moderna |
Informações sobre Sabor da Fazenda:
viveirosabordefazenda.wordpress.com/o-blog/