Visita aos Correios proporciona valorização e conhecimento
Alunos descobrem a importância e a dimensão do sistema operacional que envolve o processo de distribuição de cartas

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 7 de maio de 2014.

Para finalizar os estudos relacionados ao gênero de foco carta, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, durante o mês de abril, visitaram o Edifício Sede dos Correios, localizado no bairro da Vila Leopoldina, em São Paulo.

Durante o primeiro trimestre, os alunos, nas aulas de Língua Portuguesa, trabalharam o gênero cartas, “os alunos analisaram as características desse tipo de texto que é a carta, bem como sua estrutura composicional, localizando remetente e destinatário. Depois, solicitamos que eles trouxessem de casa correspondências pessoais e comerciais. Comparamos os diversos modelos, analisando os diferentes conteúdos temáticos existentes em cada tipo de correspondência,” explica a professora Gisele Silva Damasceno do 3º C EF.

Outra etapa foi solicitar que os alunos redigissem, em conjunto, uma carta para uma pessoa, que poderia ser uma professora do ano passado, um colega de classe que mudou de cidade ou país etc. Os alunos enveloparam e selaram a carta, e a escola se responsabilizou em colocar a carta no correio. A surpresa em receber a resposta foi o ponto alto dessa experiência, que resgatou o prazer em escrever e a personalidade de uma comunicação não instantânea, mas igualmente eficaz.

A visita proporcionou aos alunos experiências significativas sobre o funcionamento de vários setores dos Correios e o conhecimento sobre as diversas funções que a correspondência tem na vida das pessoas.

Logo na chegada, assistiram a uma apresentação institucional sobre a história dos selos. Também ouviram curiosidades sobre filatelia e selos famosos, como o primeiro selo de cortiça do mundo, lançado pelo correio de Portugal em 2007, e o primeiro selo brasileiro com cheiro: “Parques Nacionais – Prevenção a Incêndios Florestais”, que reproduzia o odor de madeira queimada e que, em 1999, era a segunda emissão com aroma do mundo e a primeira em papel reciclado.

A abordagem dada ao tema despertou o interesse de muitos alunos. Para Luis Felipe Varela Molnar, do 3ºC, saber sobre as origens do selo foi o mais interessante, “eu aprendi muitas coisas, inclusive que o Brasil foi o segundo país a produzir selos e o primeiro foi a Inglaterra”. “Eu gostei de saber que a maior colecionadora de selos do mundo é a rainha da Inglaterra”, comenta Roberta de Moraes Regenga do 3º A.”

Em seguida, as crianças visitaram a fascinante área operacional, responsável por todo processo de separação e destino da correspondência. Ali, eles puderam acompanhar o trajeto percorrido e a organização necessária para que a carta saia das instalações dos Correios e chegue efetivamente até o destinatário.

Patricia Grandinetti Soares, do 3º A EF, ficou impressionada com o grande volume de malotes destinados a outros países. Para as colegas de sala Beatriz Gioia Agopyan e Sofia Chahin Werneck de Oliveira, ver as máquinas separando as correspondências foi a parte mais interessante da saída pedagógica.

Para a professora Karin Cruz L. Arriagada, do 3ºB EF, a visita ao Correios é a última etapa para os alunos abstraírem o processo no envio de cartas, “a visita proporciona a valorização do processo à medida que eles percebem toda estrutura envolvida, a quantidade de cartas que ainda são enviadas e a integração dos correios em todos os países para o envio, recebimento e distribuição dessas cartas.”



Fotos: Professoras do 3º ano EF