Inclusão é tema de aula de tutoria no 5º ano do Ensino Fundamental
Alunos elaboram trabalhos artísticos e montam exposição

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 8 de maio de 2014.

A partir da leitura do livro Um garoto chamado Rorbeto*, as professoras do 5º ano do Ensino Fundamental promoveram uma discussão, nas aulas de tutoria, sobre assuntos relacionados à inclusão e à diversidade.

Em sala de aula, após a leitura compartilhada, as professoras propuseram uma reflexão sobre o tema, que é apresentado e debatido com os alunos desde a Educação Infantil, “a ideia principal não era trabalhar a literatura e sim abordar inclusão, diversidade, igualdade e diferença; e como nós podemos lidar com isso,” explica Anna Neaime Cunha, professora do 5º B.

Nas aulas, as crianças trouxeram experiências pessoais de convívio, quase sempre voltadas às deficiências físicas, o que proporcionou às professoras a oportunidade de discutirem também sobre as diferenças que não são aparentes.

Na história de Gabriel, O Pensador; o menino Rorbeto tem seis dedos, e essa diferença lhe causou desconforto e vergonha. Ele passou a aceitar essa condição quando os colegas de sala da sua escola mostraram que, para eles, o dedo a mais era uma qualidade, já que sua letra era a mais bonita.

Durante a semana, os alunos tiveram a oportunidade de conversar com a funcionária Ana Lúcia Barbosa Issa, que tem deficiência auditiva severa, escuta com o auxílio de aparelhos e aprendeu sozinha a fazer leitura labial. Ana, que adquiriu a deficiência aos 12 anos, compartilhou sua história de superação: “eu tinha o apoio dos meus amigos e da minha família e, mesmo tendo uma limitação, ela não atrapalha minha vida. Tenho uma vida normal,” afirma Ana.

Para a professora Kátia Kazumi Sato do 5º D EF, reforçar os conceitos de inclusão é importante para que os alunos reflitam, discutam e percebam que conviver com as diferenças faz parte da vida e que uma sociedade deve se embasar na tolerância e respeito à diversidade.

A temática abrangente e as intervenções das crianças fizeram que as professoras propusessem aos alunos a reprodução artística de sua interpretação sobre os conceitos apresentados.

O resultado é um conjunto de obras coloridas, diversificadas e extremamente expressivas.

Os trabalhos ficarão expostos no 2º cluster até a reunião de pais no dia 17 de maio.


Fotos: Tatiana Maria de Paula Silva

*Um garoto chamado Rorbeto.
O Pensador, Gabriel. Editora CosacNaify