Feira do Livro 23 de maio

O segundo dia da Feira do livro é marcado por homenagem a Antonio Machado e Cecília Meirelles
Os autores Juan Rivero, João Anzanello Carrascoza e Maria José Ferrada e o professor João Batista Teixeira da Silva são os convidados do dia

Na cerimônia, o coordenador do departamento de atividades complementares e extracurriculares, Antonio Abello Rovai, apresentou a mesa composta pela diretora pedagógica, Amélia Farré Salazar, pela chefe de estudos, Maria José Salas Ortega, e pelo diretor geral, Jaime Pedrol, que anunciou a abertura oficial da 31ª Feira do Livro do Colégio Miguel de Cervantes.

Dando continuidade, o professor de língua espanhola, Pablo Rejas, apresentou uma detalhada pesquisa bibliográfica sobre o poeta Antonio Machado, ilustrada por um recital de poesias e músicas, dentre elas a belíssima Cantares.

Na sequência, o professor João Jonas Veiga Sobral, com sua narrativa eloquente, percorreu a vida e obra de Cecília Meirelles acompanhado pelas apresentações musicais dos alunos dos 6º e 9º anos do Ensino Fundamental e Ensino Médio, coordenadas pelos departamentos de Música e Língua Portuguesa.

Palestra com Juan Rivero

O professor e pesquisador Juan Rivero Corredera fala sobre o cultivo de cereal na Espanha
Autor de “Los cambios técnicos del cultivo de cereal en España 1800 – 1930” apresentou um panorama do seu trabalho de investigação que resultou em uma obra de referência no assunto.

Ovacionado pelos alunos e pela plateia, o professor de Geografia em Espanhol do Ensino Médio, Juan Rivero, falou sobre o livro, resultado de 20 anos de uma pesquisa minuciosa sobre o percurso histórico da agricultura espanhola e a evolução técnica dos instrumentos agrícolas.

Durante a palestra, Rivero explicou toda a metodologia aplicada para seu trabalho e os principais desafios para obter o maior número de informações sobre o cultivo e a política do mercado cerealista entre 1800 e 1930 na Espanha.

Muitos dos instrumentos agrícolas apresentados foram desenhados e desenvolvidos por camponeses espanhóis, que, segundo ele, por intermédio dos meios de comunicação da época, se organizaram para troca de aprendizado e experiência.

O evento contou com a participação do diretor geral, Jaime Pedrol, que apresentou o pesquisador, e do coordenador da comissão organizadora da Feira do Livro, Antonio Abello Rovai.

Bate-papo com autores

João Anzanello Carrascoza e Maria José Ferrada conversam com os alunos sobre suas obras
Momento aproxima aluno do universo autoral.

O escritor João Anzanello Carrascoza esteve na 31ª Feira do Livro no Colégio Miguel de Cervantes para conversar com os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental sobre o livro “Aquela água toda”, acompanhado pela professora de Língua Portuguesa, Simone Seifert Deffente Migliari.

Durante a conversa, Carrascoza afirmou que se inspira nos fatos do cotidiano para escrever seus contos “a vida pauta o material para você contar, basta saber ler as pessoas e estar atento aos fatos”. O escritor também falou sobre o processo para organizar um livro de contos e citou alguns de seus contos preferidos desse e de outros livros que ele escreveu: Água toda, Espinhos, O vaso azul, Mar e Só uma corrida.

Em seguida, foi a vez da escritora chilena Maria José Ferrada, acompanhada das professoras de Língua Espanhola, Lissete Paulina Defor Moreira, lotar o auditório para conversar com os alunos do 7º ano EF sobre seu premiado livro “El idioma secreto”. Ferrada falou sobre a infância com a avó que inspirou a linda poesia e respondeu às perguntas dos alunos. Ao final, ela fez a leitura emocionante de um trecho do livro.

Durante o mês de maio, os alunos do 7º ano, inspirados pela leitura, fizeram uma ilustração dos avós, acompanhada do relato de um momento especial vividos por eles. A exposição dos trabalhos pôde ser vista na Feira do Livro no 1º cluster.

A autora voltará no dia 24 de maio para um encontro de autógrafos no Stand dos alunos da Educação Infantil I e para conversar com os pequenos sobre seu livro “El baile diminuto”.

Palestra: João Batista Teixeira da Silva

O professor de Inglês, mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, João Batista Teixeira da Silva, acompanhado pelas professoras de língua inglesa, Dulce Stohl e Eliane Giordano, apresentou a palestra sobre a importância da literatura na contemporaneidade para os alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio.

Na palestra, o professor construiu uma linha do tempo sobre os períodos literários da língua inglesa, contextualizando-os historicamente e destacando a influência de suas temáticas, que continuam atuais no cinema, no teatro e em outras formas de representação artística.

Para acompanhar tudo o que acontece na Feira do Livro do Colégio Miguel de Cervantes, acesse:
www.cmc.com.br/feiradolivro2014