Ciências e Geometria: produção de abajures
Alunos aplicam conceitos aprendidos sobre eletricidade e constroem, com palitos e criatividade, abajures de verdade
Por: Tatiana Maria de Paula Silva |29 de maio de 2014.
Chaves de fenda, fios elétricos, interruptores, plugues, tomadas… O que tudo isso tem a ver com aprendizagem? Nas aulas de Ciências do 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio Miguel de Cervantes, esses itens fazem parte da lista de materiais dos alunos.
Para finalizar o projeto de eletricidade, da disciplina de Ciências, iniciado no primeiro trimestre deste ano, os alunos do 5º ano EF produziram, durante a 1ª quinzena de maio, um abajur.
Depois de estudarem conceitos sobre o que é eletricidade; como funciona um circuito elétrico; qual o caminho que a eletricidade percorre e o que faz uma lâmpada brilhar; os alunos montaram, desmontaram, parafusaram, testaram e fizeram o processo completo de uma luminária.
Mais que aplicar os conceitos, eles puderam, durante as aulas, exercitar a criatividade na resolução dos problemas que apareciam no decorrer do processo. Para concluir os objetivos da atividade, os estudantes trabalharam de forma colaborativa, auxiliando e questionando uns aos outros.
“Nas aulas de Ciências, eles montaram toda a estrutura da parte elétrica e, nas aulas de Matemática, trabalharam o design do abajur a partir dos conceitos de figuras geométricas, com palitos de sorvete”, explica a profª Heloisa Helena Pezutti, do 5º C EF.
Para a professora Viviane Moreira, do 5º D, a experiência é um rico aprendizado que proporciona o desenvolvimento de várias habilidades e traz, ao final, a satisfação e realização na materialização do objeto.
Fotos: Tatiana Maria de Paula Silva