Trabalhos de linha do tempo resgatam o universo das brincadeiras infantis
A diretora pedagógica Amélia Salazar foi convidada pelas professoras do 2º ano do Ensino Fundamental para conversar com os alunos sobre as brincadeiras da época em que era criança

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 16 de junho 2014.

Nos dias 9 e 10 de junho, a diretora pedagógica Amélia do Rosário Morais Farré Salazar apresentou aos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental um fragmento das brincadeiras tradicionais que marcaram a sua infância e a dos seus filhos.

Com um baú de brinquedos como pião, ioiô, elástico, corda e boneca de pano, ela explicou aos alunos algumas brincadeiras clássicas como: cama de gato e cantigas de roda, que são resgatadas pelas professoras na hora do parque e somadas a perna de pau, jogo de botão, pega-pega, polícia e ladrão, que fazem a alegria da criançada.

É comum, no Colégio Miguel de Cervantes, observar na hora do parque, o envolvimento das crianças em brincadeiras coletivas tradicionais. A dinâmica que envolve essas brincadeiras colabora para o desenvolvimento da cognição e das relações sociais. As brincadeiras estimulam a motricidade, a criatividade e a autonomia e constituem um legado cultural que deve ser perpetuado de geração em geração.

A conversa com a diretora aumentou o repertório das crianças, que pretendem colocar em prática o que aprenderam nos intervalos das aulas.
Para finalizar o encontro, Amélia ensinou aos alunos a cantiga de roda “marcha soldado cabeça de papel” e juntos fizeram um chapéu de soldado com jornal. Depois, as crianças exploraram os brinquedos do baú e juntas elegeram os mais divertidos.



Fotos: Silvio Luiz Canella