Mapa conceitual sobre a Copa do Mundo
Iniciou-se o projeto “Copa do Mundo” no 1º ano do Ensino Fundamental
Por: Felipe Máximo, professor de Educação Física da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental
Os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental criaram um mapa conceitual a partir do tema Copa do Mundo.
Esse trabalho foi desenvolvido nas aulas de Educação Física com o objetivo de estimular a compreensão do significado da Copa do Mundo, sua organização e impacto no mundo atual e sobre as culturas e etnias dos países participantes.
O assunto, abordado nas aulas e presente no seu cotidiano, é significativo para as crianças. E por não se tratar de um conjunto de conceitos previamente estudados, o tema favorece a construção de um mapa rico em informações novas e adequadas à faixa etária.
De maneira dinâmica e lúdica, as crianças construíram um mapa. Primeiramente, definiram as palavras-chave e suas relações, registrando-as na lousa digital. Após a construção do mapa conceitual digital, os alunos escreveram as palavras em pequenos papéis e enfrentaram um novo desafio: construir um mapa conceitual gigante. Na etapa seguinte, construíram o mapa em um painel, montando-o como um quebra-cabeça, reforçando os conceitos trabalhados em sala de aula.
Para que os alunos pudessem compreender e ampliar conceitos de maneira significativa, foi fundamental criar uma atividade desafiadora, na qual fossem capazes de articular os conceitos preexistentes com os novos, além de visualizar essas conexões realizadas. Nesse sentido, o mapa conceitual pôde auxiliar na representação dessas articulações.