Colégio participa do “The world’s children’s prize”, prêmio das crianças do mundo pelos direitos da criança
Alunos do 8º ano do Ensino Fundamental e do 2º do Ensino Médio desenvolveram um projeto integrado de Língua Espanhola com atividades relacionadas ao tema solidariedade e direitos das crianças

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 23 de junho de 2014.

The world’s children’s prize” é uma iniciativa que reúne a participação de mais de 59.748 escolas, com 29.3 milhões de alunos em 110 países. É o maior programa educacional mundial para crianças e adolescentes sobre direitos da criança, democracia, meio ambiente e amizade global1.
As atividades ligadas ao prêmio consistem em divulgar por meio de várias mídias informações sobre o programa e violações aos direitos da criança.

Durante o 1º semestre, os alunos trabalharão as competências comunicativas no idioma em diversas mídias. “O objetivo é aprofundar a aprendizagem da língua espanhola e sensibilizar os alunos para o tema da solidariedade e da responsabilidade social. Propomos uma produção colaborativa de conhecimento entre diferentes níveis, mediada pelas novas tecnologias, que objetiva potencializar investigação, reflexão e crítica”, explicam as professoras Cláudia Bruno Galván e Samira Diniz de Souza.

Anualmente, o prêmio elege, por intermédio de um júri composto de crianças de todo o mundo, um ganhador que é considerado o modelo de luta pelos direitos da criança. O eleito recebe uma premiação em dinheiro para a causa que defende.

O trabalho, com enfoque no tema do prêmio, consiste na produção de um vídeo, realizado pelos alunos do 8º ano, de uma campanha publicitária, desenvolvida pelos alunos do 2º ano EM, para os candidatos ao Prêmio das Crianças do mundo de 2014: Malala Yousafzai, John Wood e Indira Ranamagar2, e na produção de uma história em quadrinhos, desenvolvida pelos grupos mistos de 8º e 2º ano.

Para o aluno Matheus Marques Carvalho, do 8º ano C, a experiência de trabalhar com os alunos do Ensino Médio é interessante porque integra diversos pontos de vista e enriquece criativamente os trabalhos. Ele comenta que o principal desafio é organizar as agendas e fazer a parte operacional, mas que até as dificuldades colaboram para que o trabalho seja mais envolvente e instigante. Para Matheus, é importante debater sobre os temas relacionados à solidariedade, “assim como John Wood, precisamos começar a pensar nas dificuldades que pessoas e crianças passam pelo mundo todo e ver o que podemos fazer para mudar essa realidade”.

Para Juliana Divani Do Val, do 2ºA EM, a importância do prêmio está no trabalho de divulgação e reconhecimento das ações humanitárias que estão sendo realizadas. Para ela, é importante mostrar que muitas pessoas estão engajadas e trabalham para ajudar o próximo, “existem muitas coisas boas acontecendo e conhecer isso pode motivar outras pessoas a fazer o mesmo”. Juliana, que desenvolverá o trabalho publicitário em torno da candidata Malala Yousafzai, acredita que, para eximir a evasão escolar no Brasil, é preciso motivar os alunos a irem à escola e a melhorarem a infraestrutura do ensino público.

Para embasar o trabalho em conjunto, o Colégio recebeu, nos dias 13 e 16 de maio, o conceituado roteirista de quadrinhos Kaled Kalil Kanbour, que apresentou aos alunos uma oficina de planejamento de roteiro.

Durante a oficina, Kaled enfatizou que, para se fazer uma boa história em quadrinhos, não é necessário ser um bom desenhista, mas sim saber transmitir um conceito. Para isso, ele mostrou os parâmetros para a construção de um personagem como biografia, características físicas e psicológicas, propôs exercícios de criatividade e descreveu o processo para a elaboração de roteiros.

Todas as etapas dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos podem ser acompanhadas diretamente na plataforma Moodle e, após finalizados, os trabalhos estarão disponíveis também no site do Colégio.

1 http://worldschildrensprize.org/aboutus
2 http://worldschildrensprize.org/nominees2014