Alunos do 4º ano utilizam laboratório de Química para observação de prática experimental
Ida ao laboratório enriquece aprendizagem e desperta interesse

Por: Tatiana Maria de Paula Silva |22 de agosto de 2014.

Para os alunos do Colégio Miguel de Cervantes, não é novidade aproveitar os espaços, a infraestrutura e as salas ambiente para colocar em prática ou observar os conteúdos trabalhados em sala de aula. Dentro da proposta pedagógica, em todos os níveis, o Colégio oferece uma variedade de estudos do meio que contemplam a vivência e a prática como ferramentas para a aprendizagem.

Dentro dessa concepção, a ida ao laboratório de Química do Colégio aparece para os alunos do 4º ano como mais uma possibilidade estimulante de produção de conhecimento. Com objetivo de reconhecer e nomear as mudanças dos estados físico da água, relacionando-as com o seu ciclo na natureza, os alunos estiveram no laboratório de Química para um encontro com a laboratorista Carolina Marques Nogueira.

Na visita, os alunos presenciaram alguns dos processos de transformação da água, por meio da experiência de fusão, vaporização e condensação. Para a laboratorista, mostrar na prática para os alunos o que eles ouvem em sala de aula é um complemento importante para o entendimento dos conteúdos, “as crianças vêm ao laboratório muito curiosas e com uma grande expectativa, e eu acredito que essas características são fundamentais para a aprendizagem”, afirma Carolina.

No laboratório, Carolina apresentou os materiais necessários para a realização da experiência, como Becker e Bico de Bunsen, e os cuidados e riscos ao manipulá-los. Os alunos aprenderam sobre a importância dos procedimentos, da observação e da descrição para realização de experiências.

Poder simular e explicar em laboratório os fenômenos presentes na natureza proporciona aos alunos uma grande satisfação e domínio sobre o conceito. O aluno Antonio Marques Rebouças, do 4º D, disse que “o mais interessante foi ver os equipamentos utilizados para realizar as experiências e também a explicação que a professora do laboratório deu sobre os movimentos das moléculas da água, enquanto a experiência acontecia na nossa frente.”

Para a professora Karin Cristina Lopes da Silva Lellis, do 4º ano A, a ida ao laboratório complementa e estimula o grupo “desde o início do ano de 2014, estamos destacando a importância da água para o nosso planeta. Na mídia, os alunos diariamente recebem informações sobre a grave crise hídrica que estamos sofrendo neste ano e a situação em que se encontra o Sistema Cantareira. Sendo assim, fomos estudar um pouquinho sobre a formação da chuva, e nada melhor que uma visitinha ao laboratório para vivenciarmos o que tanto discutimos em sala de aula”.


Fotos: Tatiana Maria de Paula Silva