Hispanidad
Videoconferência com representantes da Fundação Pablo Neruda
Alunos do 3º ano do Ensino Fundamental pesquisam sobre Casas Museus do poeta chileno

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 23 de setembro de 2014.

Para aquecer os trabalhos do 3º ano relacionados à Hispanidad, os alunos participaram de uma videoconferência com os representantes da Fundação Pablo Neruda: Darío Oses Moya, diretor da Biblioteca Pablo Neruda, responsável pela conservação dos originais do poeta, e Vivian Lavin Almazán, diretora de Comunicações e assuntos corporativos.

A Fundação Pablo Neruda, criada em 1986, tem como objetivo principal difundir e preservar o legado poético, artístico e humanista de Neruda. Ela também promove e facilita encontro de escritores e artistas do mundo acadêmico. Atualmente, mantém as Casas Museus: La Chascona, Isla Negra, La Sebastiana y Temuco. Além disso, promove anualmente o prêmio Pablo Neruda de Poesía Joven para um poeta chileno menor de 40 anos.

Durante a videoconferência, os alunos fizeram um passeio virtual à Casa Museu La Chascona. Nas divertidas explicações de Darío e Vivian, puderam esclarecer dúvidas sobre as instalações e conhecer os objetos que o autor acumulou em suas viagens como embaixador chileno e de presentes que recebeu de amigos. Também puderam ver as paisagens que tanto o inspiravam e suas obras de arte preferidas.

A videoconferência tem como objetivo aproximar os alunos do tema estudado "Tendo o Chile como tema para Hispanidad deste ano, nossos alunos de terceiro ano trabalharão a figura de Pablo Neruda, especificamente sobre O livro das perguntas e sobre as três casas museus do autor", explica Manuel Martín, professor de Língua Espanhola.

O Livro das perguntas compila 74 perguntas de ordem existencial, cotidiana e social, em uma linguagem poética, às vezes quase infantil, e que instigam a curiosidade e a reflexão. Como Darío descreveu na videoconferência: “São perguntas de poetas que só os poetas podem responder”.

"Os alunos trataram elementos significativos da vida do poeta e criaram suas próprias perguntas, depois de conhecer a técnica poética utilizada por Pablo Neruda no livro mencionado. Essas criações poderão ser apreciadas no estande da Festa da Hispanidad”, comenta María Luisa Villelia, professora de Língua Espanhola.

Na obra publicada atualmente pela Cosac Naify, as perguntas do autor ganharam vida, em cenários surrealistas, construídos a partir das metáforas, nas ilustrações do premiado artista gráfico espanhol Isidro Ferrer.

Para ampliar a representação artística da vida e da obra do autor, os alunos prepararão para a Hispanidad um estande com a essência dos lugares onde ele viveu. "Vamos transformar o estande em um ambiente que remete às casas de Neruda, buscando relações com suas principais fontes de inspiração, o mar e a Cordilheira. Os alunos estão elegendo elementos presentes nas casas do autor para recriar e completar a instalação", explica o professor de arte, William Gerson Rosa.


Fotos: Silvio Luiz Canella

Oficina de "Cueca"
Dança tradicional chilena será apresentada na Hispanidad

Após a videoconferência, os alunos do terceiro ano participaram de uma oficina de "Cueca" ministrada pela professora de teatro do Curso Extra, Carolina Soledad Fortunato Silva, e por seu pai, Orlando Enrique Silva Arenas, que apresentaram a história da "Cueca", seguida por uma demonstração e ensinaram os meninos e meninas os passos principais da dança.

No dia 27 de setembro, na festa da Hispanidad – Aí es Chile – os alunos do 2º e 3º anos, no 3º cluster, apresentarão danças e músicas tradicionais chilenas ao som de ritmos chilenos e brasileiros, celebrando o encontro das culturas.



Fotos: Silvio Luiz Canella