Pablo Rejas y Jiménez-Madrid presenteia biblioteca com coleção de retratos
Com técnicas variadas, conjunto de obras apresenta importantes nomes da literatura
Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 24 de setembro de 2014.
No dia 18 de setembro, a Biblioteca do Colégio Miguel de Cervantes recebeu das mãos do professor de língua espanhola, Pablo Rejas y Jiménez-Madrid, uma coleção de retratos pintados por ele de autores que receberam o Prêmio Nobel de Literatura e outros importantes nomes da literatura espanhola e hispano-americana.
O professor, inspirado por sua admiração pela leitura, poesia e filosofia, representou 15 autores, dentre eles: Antonio Machado, Cecília Meirelles, Gabriela Mistral, Pablo Neruda, Gabriel García Márquez, Frederico García Lorca e outros, que estarão expostos permanentemente na Biblioteca do Colégio.
“A seleção dos autores se deu de forma muito particular. Tive a honra de dar uma conferência sobre o poeta Antonio Machado na Feria do Livro do Colégio e, ao entrar em contato com repetidas fotos dele, me senti induzido a retratá-lo e, por consequência, a Cecília Meirelles, que também foi homenageada na Feira. Depois, influenciado pelo tema da Hispanidad, que será o Chile, e no qual trabalharemos destacados escritores como Pablo Neruda e Gabriela Mistral continuei pintando mais retratos”, explica Pablo.
Para o professor Pablo, que se dedica à pintura desde criança, imitando os quadros e desenhos produzidos por seu pai, pintar causa mais inquietude do que relaxamento, “a pintura representa para mim uma contradição, há quem defenda que a arte de pintar relaxa, mas em mim se passa o oposto. Quando começo um quadro, até que eu o termine, fico em estado de preocupação permanente, porque fico constantemente pensando nele.”
O diretor gerente do Colégio, Jaime Pedrol, na qualidade de anfitrião, abriu o ato de entrega agradecendo ao professor pela significativa doação. Em seguida, o Ilmo. Sr. Álvaro Martinéz-Cachero Laseca, conselheiro de educação da Embaixada da Espanha em Brasília e diretor presidente da junta executiva da Associação Colégio Espanhol de São Paulo(ACESP), também manifestou seu efusivo agradecimento e depois de elogiar a qualidade dos quadros cedeu a palavra ao professor que emocionou a todos com sua modéstia e simpatia.
O evento contou também com a presença dos demais membros da equipe diretiva do Colégio, Sr. Miguel Rodés Faus e Sr. Luis Fernando Fernández, diretor tesoureiro da ACESP e membro fundador da ACESP, respectivamente; da equipe de orientação pedagógica, do corpo de professores espanhóis do Ministério da Educação da Espanha, da bibliotecária Glória Maria Jauhar e demais professores e amigos convidados.
Foto: Silvio Luiz Canella
Confira todas as fotos em álbuns relacionados.