Hispanidad apresenta história, cultura e arte do Chile
O Colégio Miguel de Cervantes promoveu a sua tradicional Festa da Hispanidad; este ano, com o tema Así es Chile
Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 1º de outubro de 2014.
No sábado, 27 de setembro, durante todo o dia, os trabalhos elaborados pelos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, sob a orientação de seus professores, estiveram expostos nos estandes da festa.
Atuações de música, teatro e dança espalhadas pelo Colégio apresentaram parte da diversidade cultural do Chile. No teatro, o grupo convidado Copihue Rojo apresentou danças típicas e convidou a plateia para dançar.
Ao som do piano da professora de Música Cássia Paula Fernandes Bernardino e sob a regência dos professores de Espanhol Manuel Rincón Sierra, Belém Sala Torres, Maria Luisa Villelía e Tábata Andúgar Bessa, os alunos da Educação Infantil I e II apresentaram músicas e poesias infantis tradicionais chilenas.
No trajeto da exposição, os visitantes puderam ver a grande maquete montada pelos alunos do 2º ano, sobre a misteriosa Isla de Pascua e o vídeo, produzido por eles, explicando a concepção e o processo de criação.
A réplica da Escalera de Jorge Selarón – produzida pelos alunos, professores e equipe da Educação Infantil e 1º ano – mostrava a reprodução dos azulejos com pinturas inspiradas no livro El Baile Diminuto da escritora chilena Maria José Ferrada, que esteve na Feira do Livro do Colégio em maio deste ano.
Os 2º e 3º anos apresentaram, no cluster 3, canções em Rapanui e dança folclórica do Chile em ritmos brasileiros e chilenos, celebrando o encontro das culturas.
O estande das casas de Pablo Neruda, La Chascona, La Sebastiana e Isla Negra, elaborado pelos alunos do 3º ano, trouxe um pouco da atmosfera colorida e alegre que cercava o autor do Livro das Perguntas, representado em um tapete confeccionado por eles, enquanto a rica geografia do nosso país irmão colaborou para as atrações do estande do 4º ano, que reproduziu as contrastantes e cenográficas paisagens chilenas.
Para homenagear Gabriela Mistral, os alunos do 5º ano reproduziram artisticamente a contribuição cultural da poetisa, educadora, feminista e diplomata. No teatro, os 4º e 5º anos cantaram, tocaram e representaram os dois ícones da literatura Pablo e Gabriela em uma emocionante apresentação.
Nos estandes, no teatro e nas salas de aula o 3º e 4º ciclo do Ensino Fundamental, os visitantes percorreram a história política, artística e esportiva do Chile. O céu chileno, que tanto inspirou artistas e poetas, foi representado em uma viagem a constelações e planetas vista da perspectiva do maior observatório do mundo, localizado no Deserto de Atacama, comparando a visão dos céus noturnos do Chile e da Espanha.
Sob a orientação dos professores do Departamento de Música e com a saudação Rapa Nui: Iorana Korua, os alunos do 6º e 8º ano apresentaram o número musical Los moais de la Isla de Pascua. Em seguida, os alunos do 7º ano mostraram a performática encenação Imágenes y sonidos de Chile.
Encerrando o programa de atuações, os alunos do 8º e 9º ano – sob a orientação do professor de Arte e Teatro, Fabio Nogueira de Matos Martins, e do departamento de Música – encenaram um cortejo fúnebre em homenagem aos mortos e desaparecidos durante a ditadura chilena. O cortejo percorreu as marquises do Colégio convidando a todos para uma comovente apresentação inspirada na performance NO+ do grupo C.A.D.A., Colectivo de Acciones de Arte, criado por ativistas chilenos, que utilizaram a arte como meio de expressão contra a ditadura.
Fotos: Rafael Vieira Fotografias