Alunos assistem a Operilda na Orquestra Amazônica
Peça dramatiza a história da música erudita brasileira
Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 21 de outubro de 2014.
O Teatro da Universidade Uni Ítalo recebeu os alunos dos 4º e 5º anos do Colégio Miguel de Cervantes para assistirem à peça, prêmio FEMSA 2013 na Categoria Especial pela divulgação da música erudita e folclórica, Operilda na Orquestra Amazônica.
A Bruxa Operilda tem a difícil missão de contar ao público a história da música erudita brasileira em apenas uma hora. Para isso, ela recebe de presente de sua tia Opereta um livro mágico Livrildo e o acompanhamento de seis eruditos tocando piano, percussão, contrabaixo, violão, violino, clarinete e trombone. Ao final da missão, Operilda ganhará como prêmio uma orquestra completa.
Percorrendo a história do Brasil a miscigenação das raças e, por consequência, a construção da música brasileira a partir da fusão dos ritmos indígenas, europeus e africanos e suas misturas de ritmos e melodias; a história contada de forma divertida citou os principais compositores e músicos brasileiros como Chiquinha Gonzaga, Alberto Nepomuceno, Ernesto Júlio Nazareth, Heitor Villa Lobos, Carlos Gomes até chegar no compositor contemporâneo Antônio Carlos Jobim.
Ao final, ela descobre na floresta os sons de que ela precisava para formar a sua orquestra mais que completa. Com muito humor e com direito à participação especial do público, a peça Operilda na Orquestra Amazônica é uma aula de história, ciências e música.
Para o coordenador do Departamento de música do Colégio Miguel de Cervantes, Ivo Bonfiglioli, a proposta de levar as turmas do 4º e 5º ano para assistir à peça complementa e enriquece os conteúdos trabalhados em sala de aula, em âmbito interdisciplinar durante todo o ano.
Veja as fotos em álbum relacionado.