Projeto Passagem apresenta aos alunos do 5º ano a organização da nova rotina escolar
O que muda e o que se mantém em relação à rotina e as disciplinas escolares foram as principais dúvidas levantadas pelos alunos do 5º ano aos professores tutores do 6º
Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 18 de novembro de 2014.
O Projeto Passagem é uma iniciativa das equipes dos 2º e 3º ciclos do Ensino Fundamental que tem o objetivo de preparar e aproximar os alunos do 5º ano para as mudanças pedagógicas e de procedimentos que ocorrerão no próximo ano.
Anualmente, a partir do mês de setembro, as orientadoras dos dois segmentos se reúnem e avaliam o formato do projeto utilizado no ano anterior e, em parceria com suas equipes, desenvolvem procedimentos e encontros para o exercício e a reflexão sobre as novas práticas.
Para Vivian Cristianini, orientadora dos 6ºs e 7º anos, uma das mudanças pedagógicas mais significativas na passagem do Ensino Fundamental I para o Ensino Fundamental II é a mudança na rotina escolar em função das aulas serem ministradas por vários professores especialistas, o que requer dos alunos novas adaptações e aprendizagens. “Mudam as pessoas, os horários, a dinâmica; a organização, a responsabilidade e a autonomia ganham uma nova dimensão na vida escolar dos alunos e alunas. O tutor de cada classe continua desempenhando um papel fundamental e, nessa fase de transição, é um grande elo entre a família e a equipe que acompanha o desenvolvimento de cada aluno e aluna”, explica a orientadora.
Vivian comenta que, a cada ano, desde a introdução do Projeto Passagem, em 2007, os alunos chegam ao 6º ano mais preparados e “encaram com mais tranquilidade e mais responsabilidade essa transição”.
Algumas mudanças em relação à rotina das crianças também são marcantes, “elas passam a ter mais autonomia no refeitório e os materiais são organizados todos no armário, pois não há mais a necessidade de caselas nas salas de aulas. Portanto, a responsabilidade em trazer a chave do armário aumenta,” explica a orientadora Maria Cecília. “É pensando no bem-estar dos alunos que começamos a introduzi-los a essa nova rotina ao final do 5º ano. Acreditamos que eles se sentem mais seguros e mais confortáveis no início do ano letivo.”
Em novembro, os alunos já começaram a vivenciar algumas etapas dessas mudanças. Acompanhados de suas tutoras, visitaram as futuras salas de aula, conheceram professores e representantes de classe do 6º ano e puderam esclarecer as principais dúvidas e anseios. Nesse encontro, os alunos foram sensibilizados a fazerem uma viagem imaginária onde observaram diversas imagens de pontes e fizeram escolhas das imagens que poderiam ilustrar sua transição para o Fundamental II.
Ao voltarem para suas classes após a vivência, os alunos do 5º ano encontraram cartazes com dicas e boas vindas produzidos pelos alunos do atual 6º ano.
Para a psicóloga educacional Bartira Raquel R. G. Rebello, as mudanças desse momento não se estendem só ao âmbito escolar, mas também ao comportamental. “Muitos dos alunos nessa fase começam a priorizar a vida social à pedagógica, que fica em segundo plano,” comenta Bartira. Para ela, que participa do encontro com os pais sobre o Projeto Passagem, a parceria das famílias com a escola continua sendo fundamental para o bom desenvolvimento dos alunos, “esse é um momento em que as famílias precisam continuar desenvolvendo a autonomia, mas também é importante sistematizar algumas estratégias para acompanhar os estudos dos alunos, mesmo os mais responsáveis e organizados, ainda precisam de orientação.”
Fotos: Tatiana Maria de Paula Silva
Veja mais fotos em álbuns relacionados.