O Programa Cervantes Solidário foi criado há mais de 15 anos com o intuito de promover ações sociais e educativas nas comunidades próximas ao Colégio Miguel de Cervantes.

Em 2022, estudamos novas formas de atuação do Programa e, por meio desse estudo, chegamos aos pilares da sustentabilidade, da educação e da cidadania, além de uma atuação pautada pelos conceitos de Filantropia Estratégica, de Investimento Social Privado e de Voluntariado Educativo. Com isso, trouxemos à tona os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – 2030 enquanto ferramenta de transformação.

Atendemos crianças e adolescentes, estudantes de escolas públicas, por meio de diversos projetos, tais como: oficinas de linguagem e arte-educação, música, esporte, jogos, brincadeiras, contação de histórias e aulas de espanhol. Em 2023, o Programa Cervantes Solidário atendeu 1.862 pessoas. Foram mais de 100 mil atendimentos destinados a tais pessoas, em seus respectivos projetos.

Agindo de acordo com os valores humanísticos do Colégio Miguel de Cervantes, o Programa Cervantes Solidário entende a educação como um direito fundamental. O programa trabalha para ampliar o acesso de seus alunos à cultura, às artes, à leitura, ao aprendizado do idioma espanhol e à prática esportiva e recreativa.

Em 2023, apoiamos as instituições parceiras em ações para o desenvolvimento institucional, de forma que elas possam atuar em rede, buscando outros fomentos, monitorando suas ações e resultados. Além disso, a intenção é fomentar a transparência aos seus processos, objetivando mensurar o impacto social da comunidade atendida e também gerar resiliência aos gestores para que possam alcançar a sustentabilidade da organização.

O que fazemos?

Prática esportiva, jogos e brincadeiras

Levamos aos alunos do projeto um conjunto diverso de atividades, nas EMEIs (de 4 anos a 5 anos). O foco em relação a essa faixa etária (de 4 anos a 5 anos) são os jogos e brincadeiras, por meio dos quais as crianças desenvolvem habilidades motoras, aprendem a trabalhar em grupo, a interpretar, a seguir regras e a iniciar o processo de consciência corporal.

Oficinas de linguagem e arte-educação

O principal público são as crianças e adolescentes que frequentam os Centros da Criança e Adolescente (CCAs) para atividades de contraturno escolar. O objetivo é atuar de forma complementar à escolarização. Tendo o livro e a leitura como base das atividades, os alunos participam de atividades de teatro, expressão corporal, artes plásticas e escrita criativa.

Música

Recebem aulas de música em diferentes modalidades, com destaque para o projeto Cores, Formas, Sons e Sustentabilidade, percussão, violão e flauta.

O trabalho tem como objetivo a sensibilização musical por meio da introdução à escuta e às práticas musicais.

Língua espanhola

Em parceria com o Instituto Adus, por meio do programa “Nós, o mundo”, oferecemos, desde 2022, o curso de Língua Espanhola aos alunos da rede pública de ensino. Contando com aulas para os níveis A1 e A2, o curso é oferecido nas dependências do Colégio Miguel de Cervantes. Os alunos que se destacam nas aulas também participam do processo de seleção para as vagas de Jovem Aprendiz oferecidas pelo Colégio.

No período em que as aulas presenciais estiveram suspensas, em 2020 e 2021, os professores do Programa Cervantes Solidário se organizaram para que as atividades fossem mantidas a distância. Dessa forma, eles criaram audiocontos e programas de rádio com contações de histórias para manter a conexão com os alunos. Atividades virtuais esportivas e recreativas a serem realizadas em casa também foram propostas aos nossos alunos. Já as aulas do curso de língua espanhola foram oferecidas a distância e contaram com a participação de alunos voluntários, alunos do colégio que realizaram oficinas de conversação em língua espanhola com os alunos do Curso de Espanhol do Programa Cervantes Solidário, sob orientação das professoras Alexandra Maciel e Rocío Eiras.

 

Com a vacina e a diminuição dos casos de COVID no Brasil, conseguimos retomar as atividades de forma totalmente presencial em 2022.