O Curso Extra de Inglês conduz à competência e às certificações internacionais estabelecidas como pré-requisitos para ingresso nas principais universidades americanas e europeias.

Professores competentes e experientes, material digital, livros das melhores editoras de língua inglesa, abordagem de ensino comunicativa e envolvente, grupos homogêneos de no máximo 15 alunos, atividades lúdicas, atenção individual e avaliações constantes são os facilitadores desse caminho. O ponto de chegada é o alto nível de fluência, tanto oral quanto escrita, necessário para o pleno sucesso na educação superior e na carreira profissional.

ABORDAGEM DE ENSINO
Falar inglês, em vez de falar sobre o inglês!

O aprendizado dos alunos do Curso Extra de Inglês é conduzido dentro dos princípios que norteiam a abordagem comunicativa do ensino de idiomas, que é caracterizada pela prática efetiva do inglês, com ênfase em atividades que propiciem a necessidade real de uso comunicativo do conteúdo introduzido.

Isso só se torna possível devido ao número reduzido de alunos em sala de aula, o que proporciona um ambiente em que o aluno pode receber do professor uma atenção individualizada. O aluno está no centro do processo, expressando suas próprias ideias, opiniões, experiências e necessidades.

A troca de informações é, portanto, carregada de significado, o que acarreta uma maior motivação para participar e uma maior absorção do que está sendo aprendido. No desenvolvimento das habilidades de compreensão auditiva e de leitura ou de expressão oral e escrita, uma extensa e variada gama de atividades comunicativas são utilizadas, tais como entrevistas, jogos, discussões em grupo, dramatizações, apresentações e desenvolvimento de projetos.

Sempre que considerado necessário, exercícios mais intensivos de memorização de vocabulário e/ou gramática são introduzidos como uma breve parte da aula ou solicitados como deveres de casa.

Material Didático: Os livros adotados são selecionados entre os melhores e mais recentes em termos mundiais. Materiais autênticos, como músicas, reportagens e filmes, têm uma presença constante, enriquecendo as aulas e agregando interesse ao curso.

Professores: O sucesso do aprendizado dos nossos alunos é em grande parte devido à dedicação e ao alto nível de responsabilidade, competência e experiência dos professores do Curso Extra de Inglês.

Avaliação e Relatórios: A avaliação de desempenho não resulta apenas de testes formais, mas também da constante observação da participação dos alunos nas atividades propostas. Os relatórios periódicos fornecidos contemplam o desenvolvimento das quatro habilidades e seus componentes, a saber:

– LISTENING COMPREHENSION (compreensão auditiva):
– Conversation (conversação);
– Recorded Material (material gravado).
– SPEAKING (expressão oral):
– Fluency (fluência);
– Vocabulary (vocabulário);
– Grammar Accuracy (correção gramatical);
– Pronunciation (pronúncia).
– READING COMPREHENSION (compreensão de leitura).
– WRITING (expressão escrita):
– Coherence and Cohesion (coerência e coesão);
– Vocabulary (vocabulário);
– Grammar Accuracy (correção gramatical);
– Spelling (ortografia).

Quanto tempo meu filho levará para falar inglês?
Como posso ajudar?

O período para que o aluno atinja a fluência necessária para se expressar com desenvoltura a respeito de assuntos complexos, nos mais variados contextos sociais, acadêmicos e profissionais, varia de acordo com a aptidão individual e, principalmente, de acordo com a frequência e duração das aulas recebidas.

Como se vê no quadro abaixo, o processo se inicia por um “período silencioso”, em que o aluno está absorvendo os sons, as palavras, as frases, os significados:

Estágios Iniciais do Aprendizado de Língua Estrangeira
Pré-produção

Também chamado de “período silencioso” (the silent period), no qual o aluno absorve a nova língua, mas ainda não fala. A duração do período varia, de acordo com o indivíduo e com número de horas de exposição ao idioma, de seis semanas a seis meses.

Começo da Produção
O aluno começa a falar usando palavras e sentenças curtas, mas a ênfase ainda está em ouvir e absorver a nova língua. É normal e aceitável e produtivo que o aluno faça muitos erros nesta fase.

Emergência da Fala
O aluno começa a falar com maior frequência, as sentenças já não são tão curtas, mas ainda mostra uma grande dependência de contextos e tópicos familiares. O vocabulário continua a crescer e os erros começam a diminuir (especialmente em frases comuns, sempre usadas).

Principalmente durante esses estágios iniciais, é de grande importância:
– que o aluno se sinta à vontade para mostrar o que aprendeu somente quando o “período silencioso” for ultrapassado;
– que aqueles que o cercam compreendam que os erros são parte integrante do aprendizado e que desaparecerão ao longo do processo.

Para que a aquisição de novas habilidades – em toda e qualquer área – se processe, a autoconfiança é essencial. É exatamente essa autoconfiança que proporciona ao indivíduo a coragem para correr pequenos riscos, fazendo novas combinações e adaptando o que já foi aprendido às novas situações.

Ao longo de todo o aprendizado, a aprovação e os elogios da família diante das primeiras tentativas de uso do inglês em determinadas situações, mesmo quando há algum erro na emissão da frase, são um incentivo importante no desenvolvimento da fluência em um segundo idioma, tal como foram no aprendizado da língua materna.

Adicionalmente, quando a família se dispuser a ajudar nos deveres de casa, é sempre importante lembrar que toda tarefa deve ser feita em inglês, sem traduções para a língua materna. A eventual ajuda para recordar o significado de algum termo pode ser feita por meio de gestos ou desenhos. Quando o aluno não conseguir completar a tarefa, é importante que o professor seja avisado, para que o conteúdo seja revisado em classe.

Curso Extra de Inglês – NÍVEIS CEFR
KIDS

Descrição de Habilidades*
Capaz de entender, usar frases simples e fazer perguntas dentro do contexto familiar/escolar. Capaz de ler e compreender histórias curtas e simples e escrever sentenças curtas.


Curso Extra de Inglês – NÍVEIS CEFR
PIONEERS

Descrição de Habilidades*
Capaz de entender, usar frases simples e fazer perguntas dentro do contexto familiar/escolar. Capaz de ler e compreender histórias curtas e simples e escrever sentenças curtas.


Curso Extra de Inglês – NÍVEIS CEFR
YOUNG LEARNERS 1

Descrição de Habilidades*
Capaz de entender, usar frases simples e fazer perguntas dentro do contexto familiar/escolar. Capaz de ler e compreender histórias curtas e simples e escrever sentenças curtas.


Curso Extra de Inglês – NÍVEIS CEFR
YOUNG LEARNERS 2

Certificações Internacionais*
Cambridge YL STARTERS

Descrição de Habilidades*
Capaz de entender, usar frases simples e fazer perguntas dentro do contexto familiar/escolar. Capaz de ler e compreender histórias curtas e simples e escrever sentenças curtas.


Curso Extra de Inglês – NÍVEIS CEFR
YOUNG LEARNERS 3 – 
A1**

Certificações Internacionais*
Cambridge YL MOVERS

Descrição de Habilidades*
Capaz de entender, usar frases simples e fazer perguntas dentro do contexto familiar/escolar. Capaz de ler e compreender histórias curtas e simples e escrever sentenças curtas.


Curso Extra de Inglês – NÍVEIS CEFR
YOUNG LEARNERS 4 – 
A2**

Certificações Internacionais*
Cambridge YL FLYERS

Descrição de Habilidades*
Capaz, em frases simples, de pedir ajuda, falar sobre o que fez no passado, descrever problemas, fazer e responder a convites, sugestões, pedidos e justificativas; capaz de ler e entender textos mais longos; capaz de escrever mensagens e diálogos curtos.


Curso Extra de Inglês – NÍVEIS CEFR
PRE-INTERMEDIATE – A2/B1**

Certificações Internacionais*
Cambridge English KEY

Descrição de Habilidades*
Capaz de entender e usar frases e expressões simples, compreender textos simples, responder questões e interagir com falantes nativos da língua inglesa em um nível básico.


Curso Extra de Inglês – NÍVEIS CEFR
INTERMEDIATE 1 – B1**

Descrição de Habilidades*
Capaz de ler livros e artigos de complexidade moderada, escrever cartas e e-mails sobre assuntos do dia a dia, tomar notas em reuniões; expressar e perceber opiniões e emoções em Inglês falado e escrito.


Curso Extra de Inglês – NÍVEIS CEFR
INTERMEDIATE 2 – 
B1+**

Certificações Internacionais*
PET Cambridge English Preliminary

IELTS 4-4.5
TOEFL iBT 57-86

Descrição de Habilidades*
Capaz de ler livros e artigos de complexidade moderada, escrever cartas e e-mails sobre assuntos do dia a dia, tomar notas em reuniões; expressar e perceber opiniões e emoções em Inglês falado e escrito.


Curso Extra de Inglês – NÍVEIS CEFR
UPPER-INTERMEDIATE  – 
B2**

Descrição de Habilidades*
Capaz de comunicar-se em linguagem clara e de maneira eficiente, expressando opiniões e apresentando argumentos; compreender o noticiário; escrever cartas, relatórios, narrativas e outros tipos de texto, explicando com detalhes vantagens e desvantagens de diferentes pontos de vista.


Curso Extra de Inglês – NÍVEIS CEFR
VANTAGE – 
B2+**

Certificações Internacionais*
FCE Cambridge English, 
First, BEC Vantage, IELTS 5-6.5, TOEFL iBT 87-109

Descrição de Habilidades*
Capaz de comunicar-se em linguagem clara e de maneira eficiente, expressando opiniões e apresentando argumentos; compreender o noticiário; escrever cartas, relatórios, narrativas e outros tipos de texto, explicando com detalhes vantagens e desvantagens de diferentes pontos de vista.


Curso Extra de Inglês – NÍVEIS CEFR
MASTERY – 
C1**

Certificações Internacionais*
CAE Cambridge English Advanced, 
BEC Higher, IELTS 7-8, TOEFL iBT 110-120

Descrição de Habilidades*
Capaz de usar a língua inglesa com eficiência e agir de maneira confiante em situações sociais, profissionais e acadêmicas. Demonstrar habilidade linguística para realizar pesquisas complexas e para as exigências da educação superior e do mundo corporativo.

* Expectativa de obtenção para alunos do Curso Extra de Inglês com bom desempenho nos níveis citados. Os intervalos mostrados se referem às variações de pré-requisito entre as universidades mencionadas.
** Níveis do CEFR – Common European Framework of Reference for Languages, padrão internacional usado para descrever níveis de competência em idiomas.

CERTIFICAÇÕES INTERNACIONAIS

PRÉ-REQUISITOS EM UNIVERSIDADES DE PAÍSES DE LÍNGUA INGLESA

Curso Extra de Inglês
Vantage – B2**

Certificações Internacionais*
FCE CAMBRIDGE ENGLISH, FIRST, BEC Vantage, IELTS 5-6.5, TOEFL iBT 87-109

Alguns exemplos de instituições nas quais o nível é pré-requisito para admissão
Berkeley College NY USA, London Metropolitan University GB, Philadelphia University USA, European University, London GB, Birmingham City University GB, HEC Montréal CANADA, Melbourne Polytechnic AUSTRALIA


Curso Extra de Inglês
Mastery – C1**

Certificações Internacionais*
CAE CAMBRIDGE ENGLISH ADVANCED – 185-193, BEC Higher, IELTS 7.0-7.5-8.0, TOEFL iBT 100-110

Alguns exemplos de instituições nas quais o nível é pré-requisito para admissão
Harvard University USA, MIT – Massachusetts Institute of Technology USA, Princeton University USA, University of Cambridge GB, University of Oxford GB, University of Edinburgh GB, King’s College London GB, University of Toronto CANADA

* Expectativa de obtenção para alunos do Curso Extra de Inglês com bom desempenho nos níveis citados. Os intervalos mostrados se referem às variações de pré-requisito entre as universidades mencionadas.** Níveis do CEFR – Common European Framework of Reference for Languages, padrão internacional usado para descrever níveis de competência em idiomas.