Orientação profissional estimula reflexão na hora de escolher uma carreira
Alunos aproveitam o momento para tirar dúvidas e elencar as áreas em que desejam atuar
Por: Tatiana Maria de Paula Silva e Katia Regina Pupo | 17 de março de 2014.
Um dos momentos mais importantes e difíceis da vida dos jovens é aquele em que precisam fazer sua opção profissional. Decidir pelo curso certo e adequado ao seu perfil, numa universidade de qualidade, e traçar um projeto de vida profissional não é tarefa fácil.
Fotos: Tatiana Maria de Paula Silva
O trabalho de Orientação Profissional do Colégio Miguel de Cervantes tem início no 1º ano do Ensino Médio e acontece durante as aulas semanais de tutoria. Nesse ano, o enfoque do trabalho está no autoconhecimento e projetos de vida. São dinâmicas de grupo e discussões propostas para incentivar os alunos a começarem a pensar numa perspectiva futura que inclui, entre outros aspectos, a escolha da carreira profissional.
Além disso, ao longo do 2º semestre para alunos de 2º ano e no 1º semestre para aqueles que estão no último ano do Ensino Médio, desde 2006, o colégio oferece um trabalho de orientação profissional optativo aos alunos. O programa consiste em oito encontros, de 1h30 cada. Nele, os adolescentes refletem sobre autoconhecimento, carreira e escolha profissional.
Ministrados pela psicóloga Cláudia Dávila, especialista em Psicologia Analítica Junguiana, os encontros acontecem no próprio Colégio sem nenhum custo. O trabalho começa apresentando aos alunos o campo diversificado de profissões existentes e informações sobre as atividades, para que eles tenham condições de elencar suas áreas de interesse.
Cláudia acredita que o vestibular é, para o jovem, um grande chamado social para a vida adulta ao lado de outros ritos de passagem, como o serviço militar e a aquisição da carteira de motorista: “Eles estão despreparados para fazer uma escolha efetiva, muitos chegam ao primeiro ano do Ensino Médio sem nunca ter pensado o que vão fazer da vida, possuem muitos recursos acadêmicos, mas, às vezes, estão completamente imaturos e daí a necessidade das escolas em ajudarem esses alunos a se descobrirem.”
Em cada um dos alunos, do 3º ano do Ensino Médio, a contribuição dos encontros aparece de maneira peculiar: “no começo, eu tinha muitas opções e a orientação me ajudou a descartar algumas, principalmente após consultar a grade curricular dos cursos”, afirma Catarina de Souza Lima Dolven. “Eu comecei a orientação com muitas dúvidas, mas pesquisando sobre as carreiras acredito que já sei o que quero fazer”, comenta Cibele Mariela Nielsen Arias.
A aluna Giulia Machado Cortez Stefanelli disse que a opinião familiar é muito importante para ela: “ouço muito os conselhos da minha família, por isso, apesar de querer fazer artes cênicas, resolvi pesquisar outras opções e a orientação está ajudando muito nessa busca.”
Para Arthur Munhoz Asprón, que encerrou a orientação profissional, após a elaboração de um plano de ação, que inclui as metas para último ano e as datas das provas que pretende prestar como treineiro, o programa superou as expectativas: “eu cheguei sabendo mais ou menos o que eu queria, mas só tive certeza após analisar outras carreiras e trocar ideias com a Cláudia. No final, decidi por dois cursos: Biotecnologia e Ciências Biológicas e irei prestar vestibular em cinco faculdades.”
Para a psicóloga, vários fatores podem contribuir para a decisão da carreira: “é importante que o aluno tenha tempo para pesquisar e principalmente refletir sobre suas motivações. Priorizar a escolha a partir do mercado e da remuneração pode ser uma armadilha, é preciso ter alguma afinidade com o que se irá estudar, para encontrar uma área de atuação significativa para as suas vidas”, conclui Cláudia.
No 3º ano do Ensino Médio, há uma programação de palestras com pais, ex-alunos e outros profissionais que trazem sua experiência e informações sobre diferentes carreiras e profissões. Além disso, os alunos fazem visitas às universidades e participam em eventos que contribuem para auxiliar nessa difícil decisão.
Orientação Profissional 1º semestre para 3º anos:
Segundas e quartas, das 14h30 às 16h00
10 a 24 de fevereiro
10 a 12 de março
Orientação Profissional 1º semestre para 2º anos:
Segundas e quartas, das 14h30 às 16h00
19 a 28 de maio
2 a 11 de junho
Cláudia Dávila é responsável pelo trabalho de Orientação Profissional realizado no Colégio Miguel de Cervantes desde 2006. Psicóloga, trabalhou como orientadora educacional no Colégio Logos e no Colégio Móbile; especialista em Psicologia Analítica Junguiana no Cogeae – Puc-SP, fez parte do Núcleo de orientação profissional e adolescentes na SBPA (Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica) de SP. Esse ano finaliza a formação em terapia de família e casal no Instituto Sistemas Humanos de São Paulo.
Atende em consultório particular de psicoterapia, orientação profissional e terapia de família.