ENSINO FUNDAMENTAL I
No Colégio Miguel de Cervantes, os anos iniciais da Educação Básica englobam do 1º ao 5º ano, correspondendo à faixa etária dos 6 aos 10 anos de idade. De maneira progressiva, contemplam-se o desenvolvimento gradativo de diferentes habilidades, a exploração das múltiplas linguagens e a valorização das experiências anteriores, integrando-as a situações significativas de aprendizagem específicas a essa faixa etária.
Nos dois primeiros anos, nosso principal foco é o processo da alfabetização, realizado primeiramente em língua portuguesa e mais tarde em espanhol. Nos anos subsequentes, a programação didática impulsiona, explora e sedimenta a compreensão e consolidação da cultura escrita e da matemática, propiciando o desenvolvimento de distintas formas de comunicação, incentivando a investigação e a formulação de hipóteses para a construção do conhecimento, assim como a consolidação da leitura como fonte de conhecimento e fruição em português, em espanhol e inglês.
Conhecimento e valores
Com o compromisso de propiciar uma formação integral, pautada nos direitos humanos e princípios democráticos, a diversidade de formação e vivências são parte de nossos propósitos educativos. Cada um de nossos alunos é reconhecido como um indivíduo que, a partir da sua história e dos saberes construídos nas interações com outras pessoas, tanto do entorno social mais próximo quanto do universo da cultura midiática e digital, contribui com os processos coletivos de construção da aprendizagem cognitiva, afetiva e psicomotora.
Desse modo, consideramos o aluno como agente que exerce um papel central e ativo em seu processo de aprendizagem e construção do conhecimento. Nessa perspectiva, a escola é considerada um espaço formador para a cidadania consciente, crítica e participativa.
Nessa etapa configura-se também o desenvolvimento da autonomia. As atividades conduzem o aluno ao exercício gradativo da independência em relação à sua organização pessoal, ao desenvolvimento de métodos de investigação e autoconhecimento do seu processo de aprendizagem.
Multiculturalidade
Variadas formas de expressão – oral, escrita, artística, corporal – sistematizam e consolidam conhecimentos adquiridos nessa fase e serão instrumentos importantes na sequência da escolarização.
Durante seu percurso, o estudante é estimulado ao exercício da socialização, ampliando suas oportunidades de interagir de forma participativa sendo aproximado do entendimento de seu papel na coletividade em um mundo globalizado.
No Colégio Miguel de Cervantes, o desenvolvimento do bilinguismo e da língua inglesa acompanha a vida escolar dos alunos, que passam a ampliar seu vocabulário em contextos que valorizam a compreensão das diversas culturas que constituem a humanidade.
Equipe
A equipe docente para cada turma de alunos é composta por duas professoras, sendo uma tutora e outra assistente, e de professores especialistas para arte, música, educação física, matemática e ciência em espanhol, língua espanhola, e língua inglesa.