ENSINO FUNDAMENTAL I

Orientações aos candidatos
Fonte: “De olhos bem abertos” – Edson Gabriel Garcia

O que é um representante de classe?
É um aluno ou aluna escolhido (a) pelos colegas para falar em nome deles, para discutir com outros representantes e com os funcionários as ações da escola.

Como exercer bem o mandato?
Sabendo ouvir, fazendo anotações, não tendo medo de discutir e dialogar sobre a vida escolar e procurar ser fiel aos interesses dos colegas de classe.

Por que se candidatar?
Uma pessoa que quer se candidatar deve, acima de tudo, colocar o seu interesse em segundo plano, colocando-se à disposição da maioria da classe.

O programa de cada um
O programa de cada um é a sua proposta, suas ideias de como pode ser um bom representante de classe. Se eleito, o representante de classe deve seguir o seu programa, as suas propostas.

A campanha
A campanha para a eleição de representante de classe é pequena e rápida, se comparada com outras. Em uma campanha desse tipo, o candidato deve usar todos os recursos que tem para convencer os seus colegas de classe de que será um bom representante, se eleito.

A eleição
Durante a eleição mantenha-se calmo e ajude no que for necessário. Acompanhe a apuração com atenção e… comemore se for o vitorioso.

Responsabilidades do Representante de Classe
Elaboradas pelo grupo de representantes do 1º e 2º ciclos do Colégio Miguel de Cervantes

1.   Representar o interesse coletivo.
2.   Comunicar aos professores, à orientação e à direção as ideias, opiniões, sugestões e reclamações do grupo.
3.   Colocar-se à disposição respeitando a opinião da maioria.
4.   Aceitar e respeitar a opinião da maioria do grupo.
5.   Discutir e dialogar sobre a vida escolar, sempre pensando no bem do grupo.
6.   Seguir com o seu programa de propostas.
7.   Saber diferenciar um pedido individual do grupal.
8.   Saber ouvir.
9.   Dar bom exemplo.
10. Promover a paz e harmonia por meio do diálogo.
11. Ajudar a resolver conflitos.
12. Comunicar à orientação e à direção as conquistas e melhoras do grupo.
13. Manter a organização e o respeito na classe cobrando dos demais.
14. Ajudar quem tiver dificuldade.
15. Fazer pesquisa com a classe e com os professores antes de conversar com a direção.
16. Ajudar o grupo resolvendo problemas de relacionamento na classe e fora dela.
17. Ajudar a melhorar as condições da sala de aula. (Livros da biblioteca, materiais,…)
18. Ser um intermediário entre a classe e os professores. (Ex: novas explicações; mudanças de datas de entrega de atividade,…)
19. Registrar com fidelidade e clareza as propostas dos colegas.
20. Ser honesto, sensato e fiel à classe.