CIA TRUKS APRESENTA DIVERTISTÓRIAS PARA OS ALUNOS DO INFANTIL I
Dramatização de histórias com objetos propiciou interação e divertimento aos alunos

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 14 de março de 2014.


O bule vira elefante; o regador tamanduá; o balão hipopótamo. Ao abrir sua caixa de objetos, o contador de histórias, fundador e diretor da Cia. Truks, Henrique Sitchin, abre as portas da imaginação das crianças para o mundo das fábulas. Com sua narrativa envolvente, Henrique apresentou, para as turmas do Infantil I, a sessão de histórias: Divertistórias*, no auditório do Colégio Miguel de Cervantes.

Durante aproximadamente 40 minutos, as crianças ouviram e participaram das divertidas histórias de Anastácio, um menino representado por um boné, que, no caminho para a casa do tio, encontra inusitados animais e da princesa, uma tiara, que vive isolada em um castelo até descobrir que fazer amigos é mais divertido.

“Contar histórias para essa faixa etária é muito importante para ampliar o repertório e o vocabulário das crianças. Essa é a fase onde elas começam a desenvolver a capacidade de sintetizar e narrar os fatos, o que contribuirá, quando alfabetizadas, para a organização das produções de texto”, explicam as professoras da Educação Infantil Clei Gil Muner (Infantil IB) e Maria Isabel do Prado Assumpção (IC).

Para Henrique Sitchin, as histórias contadas com a teatralização a partir de objetos exercitam a capacidade de abstração nas crianças, que reconhecem nos objetos as características dos personagens da história. “Costumo dizer que esse exercício é como entender uma metáfora o que estimula, desde cedo, a compreensão de uma linguagem que é própria da poesia”, exemplifica Sitchin.

Após o teatro, as crianças produziram um texto coletivo com o auxílio das professoras, que fazem o papel de escribas: “nessa atividade, estimulamos o uso da memória, pois a história tem uma sequência de acontecimentos que tentamos resgatar na produção e também mostramos para os alunos mais um significado importante para o uso da escrita, que é o registro das informações”, comenta a prof. Talita S. Cuellar Pacovski (IA).


Fotos: Tatiana Maria de Paula Silva

*Divertistórias é uma engraçada sessão de "contação de histórias" que não somente brinca de maneira bem humorada com a forma tradicional da narrativa oral, como também convida o público a participar de um rico jogo de dramatização. Em 40 minutos, divertidas histórias são contadas de maneira especial por Henrique Sitchin, ator e diretor teatral com mais de 25 anos de experiência profissional no teatro, publicidade, literatura e educação, e que exerce, atualmente, as funções de diretor artístico e coordenador da Cia. Truks – Teatro de Bonecos e do Centro de Estudos e Práticas do Teatro de Animação de São Paulo.
Fonte: http://www.truks.com.br/contacao.php


Para saber mais sobre a Cia Truks:
http://www.truks.com.br/companhia.php