Por: Carolina Arsenio e Giulia Mancusi | 20 de maio de 2017
Na 34ª Feira do Livro, realizada no dia 20 de maio, os alunos de 6º ano assistiram a uma palestra com a renomada escritora Socorro Acioli, sobre seu livro A bailarina fantasma.
Socorro nasceu em 24 de fevereiro de 1975, Fortaleza, Ceará. Ela tem mais de 23 livros publicados para jovens e crianças. O primeiro foi publicado quando a autoria tinha apenas 8 anos, que procurou sempre adequar-se ao seu publico. Socorro é doutora em Estudos de Literatura pela Universidade Federal Fluminense, 2010, mestre em Literatura pela Universidade Federal do Ceará, 2004, e bacharel em Comunicação Social com habilitação em jornalismo pela Universidade Federal do Ceará, 2002.
Na conferência, Socorro falou sobre o processo criativo e suas dificuldades para escrever a obra de modo informal. Ela nos conta que no principio não sabia o que escrever e “só queria ter um tema de suspense que se passasse em Florianópolis”. Para concluir sua obra, ela precisou fazer uma série de pesquisas, sendo elas a maioria com funcionários do teatro, onde se passa a história. Durante as pesquisas, descobriu que a bailarina aparecia com um vestido azul, cabelo solto, após a meia-noite e dizia sempre a mesma coisa (“tenho que ensaiar”) para os funcionários do teatro quando a viam.
Outra experiência que aconteceu com Socorro foi quando deu uma entrevista para uma rádio logo depois do lançamento do livro. O jornalista, logo após a entrevista, contou para Socorro que a bailarina tinha orgulho pelo trabalho realizado e que sentia muito pelo roubo do carro. A escritora ficou assustada, pois não havia revelado o roubo para ninguém. Concluindo, o entrevistador, disse que a bailarina devolveria o carro até maio. “Participei de um concurso e ganhei a exata quantia para comprar o carro”, comentou Socorro.
“Agora sou amiga de um fantasma”, contou Socorro com a maior alegria.