Encontro com autoras
Alunos do 1º ano do Ensino Fundamental conversam com Tamara e Laura Klink
Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 11 de setembro de 2017.
O Colégio Miguel de Cervantes recebeu em 1º de setembro Tamara e Laura Klink, autoras do livro Férias na Antártica, adotado pelas turmas do 1° ano do Ensino Fundamental.
O livro narra, sob a perspectiva infantil, a história das três irmãs, filhas do navegador Amyr Klink e da fotógrafa Marina Bandeira Klink, sobre as viagens de férias em um barco rumo à Antártica.
Entre os divertidos relatos, as meninas mesclam a preocupação com o planeta e as lembranças de momentos marcantes em família nas expedições ao continente antártico, onde focas, pinguins, baleias e muitos outros animais especiais passam o verão. Elas explicaram aos alunos a importância do cuidado com o meio ambiente para a preservação das espécies.
Tamara e Laura conversaram com os alunos do 1º ano sobre o livro e responderam às dúvidas sobre as viagens, os preparativos e a convivência no barco. Elas também falaram das experiências e aprendizados que colecionaram sobre a natureza e os animais. Elas destacaram ainda que aproveitavam o tempo livre no barco para descobrir habilidades diferentes, como cozinhar e ajudar nas tarefas domésticas.
As irmãs comentaram que a incrível sensação de viajar para a Antártica foi o que as motivou a escrever o diário. Segundo Tamara, “só as fotos não eram o suficiente para demostrar o que nós sentíamos. Precisávamos de algo mais e, por isso, começamos a escrever”.
Segundo a orientadora da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental, Daniela Cotti Borba Galhera, a leitura do livro Férias na Antártica faz parte do projeto interdisciplinar do 1º ano, com enfoque na pesquisa e na alfabetização dos alunos. “O livro é um dos materiais utilizados para o trabalho com o projeto Polos. As experiências vividas pelas autoras são contadas com riqueza de detalhes encantando as crianças e proporcionando descobertas. Trabalhamos a leitura e a escrita de verbetes literários sobre o tema”, conclui Daniela.