Por: Luísa Liberati e Lorena Medela| 20 de maio de 2017
Rosana Rios já escreveu mais de 150 livros, como Heróis e suas jornadas, O dragão comilão, O mistério da terceira e Sangue de lobo. Em sua fala aos alunos do 7º ano do Colégio Miguel de Cervantes, contou sobre sua paixão por dragões e sua coleção desses animais mitológicos. Rosana foi influenciada pelo autor Monteiro Lobato e conta que, quando tinha oito anos, ganhou uma coleção de livros dele. A escritora contou ainda que seus livros preferidos são os de mitologia.
Rosana comentou que, desde criança, gosta muito de ler e de escrever, mas que nunca imaginara se tornar escritora um dia. Rosana também disse que, em sua casa, tem uma biblioteca com mais de 3000 volumes e que a maioria desses livros é sobre mitologia de todo o mundo. Ela também disse que inspiração é algo que não existe. “Inspiração não existe, o teto não vai abrir e não vão descer anjos cantando e te dando inspirações. O que existe é transpiração. Você tem que trabalhar para conseguir o que quer”. Diante do comentário, alguns dos alunos riram e outros ficaram impressionados com sua sinceridade.
Os alunos perguntaram ainda por que ela não gosta de escrever para o público adulto. Segundo a autoria, o motivo de tal preferência é que escrever para adultos não tem a mínima graça.