Exposição Gloria Fuertes
Alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I produzem exposição sobre poemas
Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 19 de maio de 2017.
Para homenagear o centenário da poetisa espanhola Gloria Fuertes, os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I prepararam nas aulas de Espanhol uma belíssima exposição plástica com as interpretações de suas poesias e textos favoritos.
Sensibilizados por En mi cara redondita, Un globo, dos globos…, Como se dibuja un elefante, entre outros poemas, os alunos apresentaram a exposição instalada no 3º cluster.
Em meio a várias técnicas artísticas, os visitantes encontraram colagens, pinturas em tecido, representações em figuras geométricas e um grande mosaico em forma de elefante.
O processo de criação pôde ser acompanhado nos monitores instalados no cluster, que mostravam o making of dos trabalhos realizados em sala.
Uma sessão de cuenta cuentos com a professora de teatro, Carolina Soledad, deu vida à poesia de Gloria e encantou os alunos dos 3º e 4º anos do Ensino Fundamental. A sessão demonstrou as inúmeras possibilidades e releituras do gênero literário como manifestação artística.
Gloria Fuertes García nasceu em Madrid. Sua poesia é referência em muitas gerações e faz parte do repertório literário infantil espanhol. Ela é autora de vários livros em prosa e verso e canções. Tornou-se um dos nomes expressivos da literatura infantojuvenil espanhola e foi também redatora de programas infantis.
Para adultos, Gloria produziu obras com críticas sociais ricas em ironia e humor vinculadas aos movimentos do postismo e do surrealismo do pós-guerra. Entre suas obras, destacam-se Isla ignorada, Antología poética, Aconsejo beber hilo e Poemas del subúrbio.