Palestra inaugural com Pepetela
Mayombe: a utopia da união libertadora na floresta
Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 20 de maio de 2017.
A palestra de abertura oficial da Feira do Livro foi proferida pelo ilustre escritor angolano Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos, que adota o pseudônimo de Pepetela, e contou com a participação de Sérgio Túlio, jornalista e escritor, autor do livro Com os pés na África.
Pepetela falou sobre a origem de uma de suas obras mais conhecida, Mayombe, cuja ideia nasceu durante a guerrilha em que o autor foi combatente pelo MPLA, Movimento Pela Libertação da Angola.
Pepetela contou que no movimento era responsável pela comunicação e que, com base em um comunicado elaborado sobre uma operação militar, surgiu a motivação para escrever Mayombe. “Eu escrevi o comunicado como outros, e guardei para enviar à fronteira e à capital. Após escrever, pensei que haviam acontecido tantas coisas naquela operação que não estavam no comunicado. Eram muitas pessoas com medo e às vezes não dava para saber quantas pessoas tinham sido mortas. Esse livro nasceu assim: após um comunicado de guerra e de uma necessidade que senti de escrever sobre isso”.
Ele comentou que, apesar de ser uma ficção, o livro e algumas das características de suas personagens retratam muitas situações reais vividas por ele no Mayombe.
Durante a palestra, o autor falou sobre sua trajetória como escritor e citou outras obras, como Geração da Utopia, As Aventuras de Ngunga e Muana Puó. Ele explicou sobre os conflitos fora e dentro do MPLA, a guerra civil após a libertação, as dificuldades enfrentadas na organização política de Angola e o preconceito. Pepetela ressaltou o combate ao racismo, destacando a filosofia do movimento, que era, em essência, a de igualdade e construção de um país livre, onde negros e brancos teriam o mesmo privilégio e dever.
A mesa da palestra inaugural também contou com a presença dos professores de Estudos Linguísticos e Literários do Ensino Médio, João Jonas Veiga Sobral e Fábio Brazolin Abdulmassih. Na cerimônia inaugural, os alunos do Ensino Médio João Pedro Guerreiro Pimentel e Eduarda Vieitas Soares da Silva apresentaram a biografia dos dois escritores com a leitura de um texto emocionante sobre a vida e obra deles.