Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 18 de maio de 2018.
No dia 17 de maio, o autor César Obeid esteve na Feira do Livro do Colégio Miguel de Cervantes para uma conversa com os alunos do 7º ano sobre seu livro Desafios de Cordel. Na visita, César visitou o estande dos alunos com os trabalhos realizados com base na leitura do livro.
No encontro, ele conversou com os alunos sobre a importância da literatura de cordel e da valorização dos poetas repentistas, da arte do improviso e da cultura popular. César também falou sobre seu percurso como escritor, estudioso e do quanto gosta do contato com os jovens leitores.
Durante o bate-papo, o autor apresentou aos alunos algumas rimas de improviso. Sobre o livro, o autor explicou que a obra foi resultado de um grande estudo, cujo resultado foi um projeto pelo qual ele tem muito carinho. “O Desafios de Cordel é um dos livros de que gosto muito, porque é resultado de um período longo em que, durante muitos anos, trabalhei com literatura de cordel, literatura brasileira e nordestina. Comecei há 20 anos com o teatro, depois com a literatura de cordel por aproximadamente nove anos, e esse livro foi basicamente um fechamento de um ciclo ao qual eu me dediquei a esse gênero literário. Há 20 anos, as pessoas não sabiam direito o que era literatura de cordel e não havia esse tipo de leitura na escola. Eu fui um dos primeiros autores vivos a ter textos desse gênero em livros didáticos”, afirma Obeid.
Para César, a literatura foi parte fundamental em sua trajetória como escritor. “Tenho muita gratidão pela literatura de cordel, porque foi fazendo poemas em cordel que percebi minha capacidade de escrever”, conclui o autor.
Veja a entrevista de César Obeid concedida para o Laboratório de Mídia dos alunos do 1º ano do Ensino Médio: https://www.cmc.com.br/feiradolivro2018/conteudos/desafio-de-cordel-entrevista/