6º ano trabalhou com o livro “O caderno da avó Clara” e conversou com a autora na Feira do Livro de 2018 do Colégio Miguel de Cervantes
Por: Maria Victoria Villela e Manuela Senra | 21 de maio de 2018
Na feira do livro de 2018, os alunos do 6º ano do Colégio Miguel de Cervantes trabalharam com o livro “O caderno da avó Clara”, escrito por Suzana Ventura e ilustrado por Carla Irusta. Esse livro apresenta a história de uma menina, de mais ou menos 12 anos, que mesmo abandonada pelo pai terá de ficar com ele. A mãe fará doutorado no exterior. Enquanto o pai e a filha se reaproximam, a menina encontra o caderno de sua avó. Nele, infelizmente, faltava um conto.
Após a leitura do livro, a professora Renara, de Artes, e a professora Ana Carina, de Língua Portuguesa, decidiram criar um projeto. Os alunos fizeram desenhos baseados nas ilustrações de cada capítulo e, em Língua Portuguesa, escreveram o último conto, que faltava no caderno da avó Clara.
“Achei uma história bem bonita, que fala bastante de memória, avó com os netos, relação de pai e filha, como se aproximam, é um livro bem delicado. Os alunos adoraram, e a maior parte leu muito rápido”, afirmou a professora de português, Ana Carina. “Na verdade, a gente mostrou as ilustrações do livro. Então, o trabalho tem a ver com as ilustrações e o estilo do ilustrador. Os alunos fizeram sua própria ilustração, seguindo a referência do ilustrador. Gostaram bastante e ficaram um grande tempo fazendo a proposta”, declarou a professora de Artes, Renara.
Entre os alunos, a satisfação também foi grande. “Gostei porque achei um trabalho muito interessante, que nos ajudou a treinar nossa escrita e a prática de desenhos”, afirmou a aluna Maria Beatriz. “Achei muito legal esse trabalho e muito interessante, porém preferi o trabalho de Artes, pois prefiro desenhar a ler e escrever”, disse a aluna Joana Senra. “Achei esse trabalho muito legal, adorei fazer a história e adorei também fazer o cenário e as pinturas, porém preferi escrever a história, pois adoro ler e escrever”, declarou Joana Morsa.