Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 21 de maio de 2018.
A escritora e ilustradora Eva Furnari esteve na Feira do Livro do Colégio Miguel de Cervantes para um bate-papo com os alunos do 2º ano sobre o livro Druffs, trabalhado por eles durante o 1º trimestre especialmente para o evento.
Eva agradeceu o convite do Colégio reforçando a importância da valorização da cultura e da educação, tanto pela escola quanto pela família. A autora contou que o Miguel de Cervantes é o primeiro Colégio onde ela vem falar sobre o livro Druffs.
A escritora começou o encontro contando e mostrando imagens sobre a concepção do livro. Ela contou que a ideia do livro teve como cerne brincadeiras que ela costumava fazer com seus filhos e, depois, netos.
Ela explicou que inicialmente o livro se chamava Dedinhos e que, no início, sua ideia era escrever uma obra com o perfil das personagens que ela criou usando os dedos. “A minha primeira ideia era fazer o perfil, porque esses personagens que eu criei nos dedos não têm movimento. Eles não têm braços, nem mão e, portanto, não dá para ilustrar uma história no momento de uma ação. A única coisa que dava para fazer com os dedos era um retrato. Então eu pensei `vou inventar uma história em cima do retrato’. Vejam vocês, que interessante: muitas vezes a limitação provoca a criação. É assim: se não posso fazer tudo que eu quero, isso às vezes me leva a buscar soluções e criar”, afirma Eva.
Durante o encontro, ela explicou todo o processo de criação da história e das imagens, no qual, conforme as ideias iam amadurecendo e tomando forma, ela ia adaptando, alterando e adequando, até chegar ao Druffs como ele é, um livro divertido e que desperta a criatividade.
No bate-papo, a autora reforçou para as crianças a importância da paciência e da perseverança em buscar soluções para os problemas, fazendo-as refletir sobre suas ideias e sobre realizar seus trabalhos com amor.