A escritora Constância Maria Soares esteve no Colégio Miguel de Cervantes em 26 de abril para uma oficina sobre origamis com os alunos do 6º e 7º anos. Durante o encontro, os alunos acompanharam a autora na aventura de representar figuras e personagens com papel.
Constância conversou com os alunos sobre a arte milenar dos origamis e da sua vontade em ensinar sobre essa arte. Em seguida, propôs o desafio da confecção de uma rosácea.
Na atividade, os alunos do 7º ano, que fizeram a adoção do livro Brincando com dobraduras, trabalharam em conjunto com os de 6º ano, compartilhando suas experiências com as dobraduras.
O contato com os origamis, iniciado no começo do ano com o objetivo de integrar os alunos do 7º por meio da produção de Tsurus, motivou os alunos a realizarem, em parceria com os professores de Espanhol e Inglês, projetos para a Feira do Livro, os quais culminarão em uma grande exposição no dia 19 de maio.
Para as professoras de matemática do 6º e 7º anos, Vivian Ferri e Simone Degan, os objetivos alcançados foram muito além dos previstos. “O objetivo era promover o caráter lúdico nas aulas de matemática, além do desafio de construir origamis, tarefa que não é fácil, observando formas geométricas, dobras, retas (como as perpendiculares e as diagonais do quadrado) e também as frações (partes das dobraduras relacionadas com o todo da folha). Além disso, pretendíamos desenvolver as habilidades manuais, a concentração, a criatividade, a persistência, a integração com o grupo e a relação entre as dobraduras, os contos e a arte”, explica Simone. “Também pudemos introduzir conceitos geométricos por meio de dobraduras, apresentando de maneira mais concreta o que se faz habitualmente apenas com construções feitas por esquadros, régua e compasso. Isso fez com que a geometria se tornasse mais significativa aos alunos”, completa Vivian.