Por: Laura Ribeiro | 21 de maio de 2018
Neste ano, o Colégio Miguel de Cervantes celebra seu quadragésimo aniversário. Para homenageá-lo, os sétimos anos ficaram encarregados de produzir um cordel, posteriormente musicalizado, que narrasse a brilhante história da instituição. O gênero textual cordel foi estudado através do livro “Desafios de Cordel”, de César Obeid, nas aulas de Estudos Linguísticos e Literários e Produção de Texto, com suas professoras Maria Beatriz e Anna Karolina.
Nas aulas de Artes, os alunos imprimiram o cordel em forma de bandeirinhas em homenagem à cultura nordestina e decoraram os coloridos papéis, formando um lindo estande com paredes cobertas de desenhos elaborados com a antiga técnica da xilogravura. Os desenhos tratavam das datas mais importantes para a história do Colégio, como a Hispanidad, a Festa Junina, o Sábado de Arte e Música e a construção da escola. As rimas, muito bem planejadas, também homenageiam os professores e as diretoras do Colégio Miguel de Cervantes.
Durante um mês de aulas de Produção de Texto, os alunos dividiram-se em pequenos grupos para fazerem cordéis em estilo de rima “xaxaxa”, com sete sílabas poéticas em cada estrofe. Nas aulas de Música, elaboraram a melodia para os versos utilizando a voz, o violão, a flauta e a escaleta.
Na Feira do Livro 2018, os alunos assistiram a uma palestra em que César contou um pouco sobre sua vida, a história do cordel e sobre sua relação com ele. Como fechamento de todo o processo, os alunos apresentaram o cordel teatro. Foi um lindo encerramento que simbolizou o quão bonito e trabalhoso o projeto foi. O cordel tornou-se música, e as conversas do início da apresentação tornaram-se aplausos. Ao final, as professoras Maria Beatriz e Anna subiram no palco e foram muito bem recebidas pelos alunos. Elas demonstraram um grande orgulho pelas crianças, que surpreenderam e emocionaram a todos.