Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 18 de maio de 2018.
A cerimônia oficial de abertura da Feira do Livro começou no dia 17 de maio com a apresentação do projeto dos Departamentos de Literatura e Música em homenagem aos 40 anos do Colégio Miguel de Cervantes.
Durante a atuação, o professor de Literatura e membro da equipe de orientação do Ensino Médio do Colégio Miguel de Cervantes, João Jonas Sobral, apresentou a trajetória da música brasileira nas últimas quatro décadas e traçou um paralelo com a situação social do país em cada época.
A cada década, o público apreciava a apresentação impecável dos professores do Departamento de Música, acompanhados dos alunos Luiza Pimentel, no violão, Pedro Henrique Moraes, na bateria, e Mariah Machado Sanders, Sabrina Padovani e Valentina Spedine Sierram, que interpretaram canções como Cálice, Alô Alô Marciano, Inútil, Sonífera Ilha, entre outras representativas de cada época.
Para finalizar, o professor João Jonas homenageou os 40 anos do Colégio ressaltando o seu compromisso na formação dos jovens. “Durante esses 40 anos de passeio musical, o Cervantes ensinou gerações e, durante todo esse tempo, foi espalhando as suas sementes, como D. Quixote propõe. Colhendo frutos e frutos, teremos na Feira um escritor que se sentou aqui, ouviu a aula dos professores, participou, escreveu um livro e virá oferecer uma oficina ao público presente. 40 anos de canções em harmonia com o Cervantes formando vocês”, concluiu João.
Na sequência, a diretora-geral, Lourdes Ballesteros, apresentou a mesa solene, composta pelo cônsul da Embaixada de Espanha em São Paulo, D. Ángel Vázquez Díaz Tuesta, pelo renomado escritor brasileiro Milton Hatoum, pelo professor João Jonas e por ela.
Lourdes apresentou a exposição Memórias Literárias, organizada pelo Colégio e instalada no foyer do teatro, que remonta fragmentos das Feiras dos últimos 35 anos. Lourdes citou o escritor Milton Hatoum, salientando sua frequente participação nas Feiras e agradecendo sua disponibilidade em conversar com os alunos do Colégio. Na sequência, a aluna Luana Benedito fez a apresentação do autor.
O Cônsul Ángel agradeceu o convite e elogiou a apresentação musical da abertura como celebração dos jovens à Literatura, ressaltando a importância do livro para a formação cultural do ser humano.
A palestra inaugural da Feira do Livro foi proferida por Milton Hatoum sobre seu livro a Noite da Espera. Veja em: https://www.cmc.com.br/feiradolivro2018/conteudos/a-noite-da-espera-o-lugar-mais-sombrio/