Por: Lucca Rizzi | 21 de maio de 2018
Neste último sábado, 19, ocorreu a 35ª Feira do Livro do Colégio Miguel de Cervantes. Fernando Reinach conversou com alunos do Ensino Médio sobre sua obra “Flor de Lotus, Escorregador de Mosquitos”. O autor é especialista em biologia molecular, foi professor do Departamento de Bioquímica da Universidade de São Paulo (USP) e coordenador do primeiro projeto genoma brasileiro. Atualmente, é sócio gestor do Fundo Pitanga e colunista do jornal O Estado de S. Paulo.
A palestra foi descontraída, e Reinach, bem-humorado, fez piada sobre o fato de a maior parte dos alunos se encontrarem nas laterais do teatro. Seu bom humor fez a palestra interessante para muitos alunos, e as perguntas levantadas proporcionaram ótimas discussões. Fernando Reinach contou como conseguiu começar a escrever para o Estadão e sobre o que pensa a respeito de como as descobertas cientificas atuais são publicadas nos jornais.
Ele disse também acreditar que a forma que os cientistas conseguem chegar às suas descobertas é mais interessante que as descobertas em si. Segundo ele, a ideia de uma coluna em que fossem divulgadas descobertas cientificas interessantes lhe veio à cabeça enquanto lia revistas científicas. No entanto, para colocar a sua ideia em prática teve alguma dificuldade porque passou a maior parte de seu tempo escrevendo textos científicos e não textos próprios para jornais. Assim, ele precisou “reaprende” a escrever.