O livro do premiado autor Rodrigo Lacerda foi base de aprendizado no início do ano letivo nas aulas de Estudos Linguísticos e Literários
Por: Antonio Fardo Neto | 19 de maio de 2018
No mês de março, os alunos do Colégio Miguel de Cervantes leram o romance de formação “O Fazedor De Velhos”, de Rodrigo Lacerda, que estará presente nesta Feira do Livro.
Orientados pela professora Simone Migliari, a edificante leitura do livro foi seguida de debates abordando pontos da história, além de trabalhos com as figuras de linguagem presentes no enredo do livro. Segundo a professora, o livro introduz os alunos no contexto da literatura clássica de uma maneira mais descontraída, servindo como boa orientação frente ao que será trabalhado no Ensino Médio. Além disso, afirma que, estando na classificação dos romances de formação, a leitura “abrange uma faixa etária extensa e serve como saída da leitura infanto-juvenil”.
O premiado romance narra com maestria e profusão de recursos a história de Pedro, um estudante universitário comum sem interesse específico em nenhuma matéria. No decorrer do conflito, Rodrigo Lacerda cativa o leitor fazendo uso de várias referências intertextuais, entre elas a Shakespeare e a Eça de Queiroz, ornamentadas por um exímio emprego de figuras poéticas, que conferem à narrativa uma beleza insólita.
O autor, galardoado com inumeráveis prêmios ao longo da sua obra, publicou um total de oito livros na sua carreira, aparte de trabalhar como tradutor e professor. Na sua visita ao centro, entre 10h30 e 11h15 de sábado (19), ele vai receber aos alunos com uma pequena palestra, além de satisfazer as dúvidas que possam surgir. “Não é só um livro com uma história boa, mas tem uma mensagem muito importante. Rodrigo Lacerda soube escrever de uma maneira, que me tocou, sobre ficar velho, sobre relações e sentimentos. É disso que o livro trata”, afirmou o aluno Arthur Spalding, do 9ºC.