Por: Professoras do 1º ano do Ensino Fundamental | 15 de maio de 2018.
Ao ser elaborado, o imaginário infantil carrega, entre tantos sentimentos, o medo, que vem sendo construído e superado por nossas crianças.
Pensando nessas questões, a equipe de professores do 1º ano do Ensino Fundamental I propôs a leitura do livro O menino que tinha medo de errar, de Andrea Viviana Taubman, ampliando diálogos e possibilidades de trazer para as crianças a representação desse tema por meio de diversas linguagens, como as Artes Visuais, a Música, a Literatura, a escrita e as brincadeiras.
Articulando a temática com o simbolismo das caixas, o que guardamos, inspiramo-nos nas instalações criadas pelo artista Zimoun, que utiliza, entre tantos outros materiais inusitados, caixas de papelão.
As crianças conheceram as obras do artista, brincaram com a simbologia de guardar os medos em caixas, analisaram obras de arte retratistas com expressões de medo, criaram poemas rimados, assim como propõe a autora em seu texto, e expressaram em versos, formas, traços e cores, seus medos.
Apreciem nossa arte. Veja do que temos medo e como pensamos em superá-los.
Estande do 1º ano
Tema: Medo
Sustentabilidade: reutilizando caixas de papelão
Gênero literário: Poemas com versos rimados
Modalidade de Arte: instalação
Nutrição estética: Literatura: O menino que tinha medo de errar e instalações do artista Zimoun.
Pintura / Desenho / Relevo / Forma
Produção coletiva e percurso poético pessoal