Por: Clara Gontijo | 21 de maio de 2018.
No dia 19 de maio de 2018, os alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental do Colégio Miguel de Cervantes tiveram a honra de conhecer Andrea Taubman e Camile Carrosine, respectivamente a escritora e a ilustradora da obra infantil O menino que tinha medo de errar.
Andrea Taubman nasceu na Argentina no ano 1965 e se mudou para o Brasil em 1973, com aproximadamente 7 anos de idade. O público-alvo da autora é predominantemente o infantil, no entanto, ela eventualmente escreve contos para adultos e livros juvenis. A autora diz que em suas obras infantis ela escreve tudo aquilo que, quando criança, gostaria de ter lido e ainda não havia sido escrito. Camile Carrosine, por sua vez, é uma artista brasileira que ilustra livros e filmes, principalmente infantis. Ela defende a ideia de que cada um tem sua forma de se expressar e que a dela é por meio do desenho. Ambas as autoras fundiram suas habilidades na composição do livro O menino que tinha medo de errar, sobre uma personagem que deixa de aproveitar sua vida por conta do receio de errar.
O encontro com os alunos foi centrado nesse livro e abrangeu desde o processo de elaboração da obra até um enceramento no qual foram cantadas músicas relacionadas ao livro. As autoras captaram a atenção das crianças por meio de perguntas, piadas e brincadeiras, resultando em um encontro divertido em forma de diálogo.
No início, Andrea Taubman contou sobre como sua mudança para o Brasil quando criança a inspirou a escrever essa obra, pois ao chegar a um novo país, sem dominar o idioma, ela temia cometer erros, assim como o protagonista do livro, Pedro. Andrea também mostrou o rascunho de suas obras, feitos com caneta rocha em um pequeno caderninho. Já Camile mostrou às crianças como desenha e pinta suas artes no computador. Em seguida, as autoras contaram sobre o projeto “pequenos escritores do menino que tinha medo de errar”, que consiste em um livro composto apenas por ilustrações, para que as crianças escrevam nele suas próprias histórias. O projeto visa a estimular a criatividade e incentivar as crianças a escrever e aprender.
No final do encontro, as autoras apresentaram uma surpresa que haviam preparado: cantaram uma canção sobre o livro e desenharam uma das personagens da história, a fada. A surpresa foi linda e as crianças adoraram, no entanto, o que não era esperado é que os alunos também tivessem uma canção surpresa para apresentar. Os alunos cantaram belamente, e o encontro foi encerrado com uma salva de palmas para ambos.