Escritor, professor e ex-aluno do colégio conversou com o 1° ano do Ensino Médio
Por: Camila Díaz | 21 de maio de 2018
Rodrigo Maceira, autor dos livros “Um céu diferente daquele de lá” e “Até de repente”, esteve presente na Feira do Livro 2018 e, em encontro descontraído, ensinou como criar arte a partir de elementos pré-existentes
Mostrando obras com “Fonte”, de Marcel Duchamp, e “Brillo Box (soap pads)”, de Andy Wahrol, além de trechos de sua própria obra, Maceira introduziu os jovens ao conceito artístico do ready made e propôs a criação de um poema nessa mesma estética, seguindo a famosa “Receita para fazer um poema Dadaíasta”, de Tristan Tzara. Após a produção, os textos finais foram lidos em voz alta, e comentados pelo resto do grupo.
A reação dos participantes foi, em geral, bastante positiva. Melissa Miyake Goto, do 1°D, disse: “A estratégia para formar as frases foi interessante, de recortar artigos de jornal e sortear tudo, gostei bastante”. Pedro Ruiz Baracat, do 1°D, que também estava presente, afirma que “Ainda com o atraso que tivemos para começar a oficina, conseguimos fazer um trabalho divertido e interativo, e aproveitar o tempo que tivemos”