Por: Mérope Bernacchi
Sobre a obra: Tapete de Rendendê é um livro de poemas que se distribuem em cinco seções: “Sememas”, “Chistes”, “La vie”, “Mundo” e “Cantiga”. Curtos em sua maioria, os poemas podem ser despretensiosos, propondo um exercício lúdico, como ocorre no poema “Elegia Morfológica”, da seção “Sememas”, em que o autor brinca com diversas categorias gramaticais; ou ainda serem críticos, revelando as mazelas do mundo, por meio de um olhar compassivo mas ao mesmo tempo inquiridor, como se observa em “a periferia”, na seção “Mundo”. Tapete de Rendendê, assim como o artesanato sergipano que lhe empresta título, é um entrelaçamento de temas bem diversificados trabalhados poeticamente com esmero por Rodrigo da Rosa e ilustrados por Letícia Regina.
Objetivos do trabalho:
1. Motivar os alunos para a leitura do texto poético, visando à formação de alunos-leitores-críticos-reflexivos, visto que os autores desse gênero empenham-se em mostrar seu pensamento sobre o mundo, a cultura, o meio social, a existência humana e os seus próprios sentimentos no momento em que estão escrevendo.
2. Refinar a análise crítica do texto literário, mediante a compreensão do trabalho estético com a palavra.
Propostas de trabalho para os alunos:
1. Elaboração de uma resenha crítica após leitura, análise e discussão de alguns poemas em aulas de Produção Textual, sob supervisão das professoras.
2. Elaboração de questões para o autor e/ou ilustradora da obra, que participarão da Feira do Livro.
Professoras envolvidas no trabalho: Lilian Lisete G. da Silva Gorski e Mérope Bernacchi
Título do livro: Tapete de Rendendê
Autor: Rodrigo da Rosa Ilustrações: Letícia Regina