Quer brincar comigo?
Por: Camila Moura A. Kagaya, Lilia Sabença de Oliveira e William Gerson da Rosa
Depois da leitura do livro Brinquedos e brincadeiras, de Roseane Murray, mesclamos jogos e brincadeiras citadas no livro com as preferências das crianças e, assim, confeccionamos alguns desses brinquedos.
Acreditamos que o brincar enriquece o espaço de aprendizagem na medida em que favorece o desenvolvimento da criança. Espaço no qual, por meio do brincar e do brinquedo, professores, crianças e pais lidam com a possibilidade de aprender, permitindo a aquisição/ressignificação de conhecimentos, que se movimentam em direção ao saber.
Para a Feira do Livro, pensamos em espaços e cenários que valorizem a atividade criadora, a imaginação e a experiência ativa e prazerosa com objetos e pessoas. Para isso, privilegiamos materiais recicláveis, suscitando a invenção e a imaginação, já que o uso desses materiais oportuniza a construção e a reconstrução de objetos que, aliados ao imaginário, transformam-se em brinquedos e jogos ricos e singulares, justamente porque têm a autoria e o toque de cada criança.
Trabalhar com esses materiais é vislumbrar um projeto que explora, por si só, múltiplas habilidades e distintas competências. É mobilizar a razão para que o projeto se estabeleça, é desenvolver a criatividade para buscar o novo, é despertar a emoção e o imaginário para fazer dessa construção o verdadeiro sentido de existir: brincar.
Nessa construção, o objeto em si não é o mais importante. O essencial é aquilo que ele pode oferecer, já que a construção autoral permite a quem o constrói, brincar com ele, desvendá-lo e ressignificá-lo.
Assim, as oficinas constituíram-se em um lugar de criatividade e do inter-relacionamento das crianças com outras crianças, pais e professores. Foi um espaço potencial da visão objetiva mesclada com a visão subjetiva da realidade.
Durante as aulas de Inglês, os alunos foram estimulados a pensar se, nos países onde essa é a língua materna, as brincadeiras são semelhantes às nossas. Então foram apresentados jogos de mãos, rimas e canções tradicionais, escolhidos de forma a atender o interesse da faixa etária e contemplar os temas abordados no 2º ano. We hope you enjoy it as much as we did!
Em arte, os alunos se inspiraram nas ilustrações do livro, criadas por Cris Eich, para comporem seus “desejos de brincar”, montando no stand um grande painel de ideias. Algumas dessas brincadeiras foram escolhidas e ampliadas, valorizando o exercício coletivo, tão importante para todo o ato de brincar.
Para enriquecer ainda mais essa proposta, convidamos todos para divertirem nas estações distribuídas pela Feira do Livro.
Professores envolvidos: Karin C. Lopes Arriagada eCamila Moura A. Kagaya, do 2ºA; Isamable Braga Ret e Cinthia Novoa, do 2ºB; Andréa Soares M. Uglar e Bruna Maggion Camerlingo, do 2ºC; Andreia Müller Teixeira e Renata R. Ghersel Labonia, do 2º D; Gisela Maria Ferreira Pinto e Daniela Maria Valério Coelho, do 2º E; William Gerson da Rosa – Arte eLilia Sabença de Oliveira – Inglês.
Livro: Brinquedos e Brincadeiras, de Roseane Murray.
Saiba mais e veja mais fotos em: https://www.cmc.com.br/feiradolivro2019/conteudos/oficina-de-brinquedos/