Infantil II e as descobertas do Xingu
Por: Cristianne Vasconcelos e Sabrina Capella
Escolhemos trabalhar a temática indígena por meio do livro Descobrindo o Xingu, de Marco Antonio Hailer, ilustrado por Juliana Basile, que proporcionou aos alunos conhecer, explorar e descobrir sobre os diferentes povos que habitam o Xingu.
Após a leitura, tivemos a oportunidade de debater sobre diversos temas, como a diversidade cultural e étnica, que é um dos principais assuntos abordados no infantil II. Durante todo o trabalho feito, as crianças puderam aprender sobre novos costumes, tradições, brincadeiras, alimentos, vestimentas, entre outros.
Além da exploração do livro, as crianças puderam vivenciar a presença da cultura indígena no cotidiano, descobrindo objetos, alimentos e palavras que herdamos dos índios e que fazem parte da nossa rotina.
Depois de todas essas descobertas, cada grupo do infantil II optou por trabalhar com diferentes aspectos descritos no livro, como a tapeçaria, a cerâmica, os adornos e instrumentos musicais. Diversos materiais foram utilizados na elaboração desses objetos, que culminaram em vivências divertidas e enriquecedoras.
Na exploração da argila, foram criados lindos potes. Por meio do grafismo, decoramos tapetes e instrumentos musicais. E de conta em conta, surgiram lindos e criativos colares.
De um trabalho feito com tanta dedicação e cheio de significados, construímos o nosso Stand. Com elementos da natureza e objetos criados pelas crianças, tentamos proporcionar aos visitantes um pouquinho da atmosfera indígena e a importância do seu legado para nós.
Professoras envolvidas: Clei Muner, Cristianne Vasconcelos, Mônica Lima, Sabrina Capella, Viviane Panegassi e Márcia Almeida
Livro: Descobrindo o Xingu
Autor: Marco Antonio Hailer
Ilustradora: Juliana Basile