A autora fala sobre sua nova obra, Céu sem estrelas, em palestra na Feira do Livro.
Por: Matheus Geiger e Natalie Cwikler | 17 de maio de 2019
Nesta sexta-feira (16), no anfiteatro do Colégio Miguel de Cervantes, Iris Figueiredo, autora, editora e blogueira formada na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), veio ao colégio para ministrar uma palestra aos alunos do 9º ano e do 1º ano do Ensino Médio por ocasião da 36ª Feira do Livro. A autora contou sobre sua trajetória profissional e sobre seu novo livro: Céu sem estrelas.
Na palestra, depois de uma introdução feita por Antonio Prado, foram feitas perguntas a Iris sobre sua vida e as inspirações que ela teve ao escrever o livro. A autora conta que a protagonista do livro foi baseada em sua própria adolescência, na qual sofreu com ansiedade e crises de depressão por causa de seu corpo. Esses também são alguns dos conflitos do livro, que conta a história de Cecília, uma garota de 18 anos que tem uma relação difícil com a mãe e com as outras pessoas que a julgam por causa de seu corpo e, além disso, está apaixonada por Bernardo, que também tem seus próprios traumas e ressentimentos.
A autora falou sobre como seu blog ficou famoso: “Eu me vali um site que usava para fazer nada para saber o que queria fazer da vida”, revelou a autora, que explicou que usava um blog para ficar vendo a vida dos outros, porém, posteriormente, começou a usá-lo para escrever sobre os livros que lia por causa de seu pai, que a fazia lê-los. “Eu achava que, se eu postasse duas ou três resenhas, meu pai esqueceria, mas gostei tanto de ler os livros e depois escrever resenhas que continuei a fazê-lo”, ela contou ao público.
Seu blog, inicialmente chamado de 365 livros por ano, por causa de seu hábito de ler um livro por dia, fez com que Iris Figueiredo nascesse como uma autora muito conhecida.