Por: Rafael Alonso, Tulio Dinamarco e Jacobo Iglesias | 18 de maio de 2019
Na 36ª Feira do Livro do Colégio Miguel de Cervantes, Fábio Sombra, ilustre autor de livros infantojuvenis, ministrou uma palestra. O autor contou que, desde pequeno, sempre gostou de ler livros, mas só gostava de escolhê-los ele mesmo, não gostava que outros escolhessem por ele. Ao falar sobre sua trajetória profissional, contou que é formado em Direito e trabalhou como advogado por alguns anos, mas sempre quis ser escritor. Também trabalhou com turismo e viajou com brasileiros pelo mundo todo. Por causa de seu trabalho, ele começou a ir todos os meses para cidades como Moscou e São Petersburgo, onde descobriu o folclore russo, uma de suas principais fontes de inspiração.
Durante a palestra, Fábio apresentou muitas informações sobre seu livro, Taya e o espelho da Baba Yaga, cuja personagem principal, chamada Baba Yaga, é uma bruxa que mora em uma floresta com seu ajudante, um corvo. O livro será lido pelas crianças do 5º ano no segundo semestre. Fábio chegou a interpretar um dos personagens de uma de suas histórias, que envolve um homem e uma onça que quer vingança por suas ações. O autor ensinou às crianças algumas letras e como escrever seu nome em russo, e a reação delas foi inigualável. Elas nunca tinham visto algo parecido e nunca pensaram que aqueles caracteres fossem letras em outras línguas.
Após a palestra, conseguimos fazer uma entrevista com um dos alunos da plateia. Nessa entrevista a aluna disse que o entrevistado era animado e sua palestra tinha sido muito interessante. Quanto à interpretação do personagem que Fábio fez, a nossa entrevistada disse que achou muito engraçada e envolvente, já que a todo o tempo ele perguntava o que as crianças achavam que aconteceria. A entrevistada também disse que está ansiosa para ler o livro Taya e o espelho da Baba Yaga.