O Tupi que você fala, de Cláudio Fragata
O Infantil I elegeu o livro O Tupi que você fala, de Cláudio Fragata, com ilustrações de Maurício Negro.
O trabalho teve início com uma pesquisa, que foi enviada para casa, para ser realizada com a ajuda dos pais e/ou responsáveis, sobre alguma curiosidade da vida dos índios tupi. Os alunos apresentaram, na roda, o que haviam aprendido sobre o assunto.
Feito isso, fizemos uma leitura compartilhada nas aulas de biblioteca. Os alunos conheceram a história do livro e, também, as imagens que dão vida a todos os vocábulos que pertencem à nossa língua portuguesa e ao nosso vocabulário diário e que são oriundas da língua tupi.
Construímos com os alunos uma lista de palavras, presentes no livro, separando-as por categorias. Conversamos sobre qual era o elo que as unia: todas são palavras que têm sua origem na língua tupi e dão nome a animais, frutas, plantas e alimentos pertencentes à nossa vida cotidiana.
Os alunos realizaram uma degustação de vários desses alimentos, no refeitório do colégio, e esse momento foi registrado por meio de fotos que compõem nosso stand. Foi uma experiência enriquecedora para eles.
Nas aulas de Arte em Inglês, os alunos conheceram um brinquedo utilizado pelas crianças indígenas (curumins) e pelos adultos para brincar e se divertir: a peteca. Primeiramente aprenderam um pouco sobre a história e o surgimento desse artefato e sobre os diferentes tipos de peteca, feitos com materiais diversos. Confeccionaram, juntamente com as professoras, uma peteca para ser exposta.
Os alunos também entraram em contato com alguns utensílios utilizados pelos índios e com o artesanato produzido por eles, assim como com os desenhos que estes reproduzem nas peças que criam e nas pinturas que fazem no rosto e no corpo (grafismos indígenas). As crianças fizeram suas próprias cuias, confeccionadas com garrafas PET e pintadas com tintas preparadas com base em elementos da natureza (páprica e açafrão). Fizeram alguns desses grafismos em tiras de papel, que podem ser vistos na composição do nosso stand.
O resultado da dedicação e do trabalho de nossos “pequenos” está nesta linda exposição, que eles prepararam para as famílias e para toda comunidade cervantina.
Alunos e professores do Infantil I.