Entre Sonhos e Tempestades
Três peças de William Shakespeare
Adaptação e ilustração de Rui de Oliveira
O trabalho desenvolvido com os estudantes dos 5ºs anos, do Ensino Fundamental, foi baseado no livro Entre Sonhos e Tempestades.
Apresentar estratégias que viabilizassem o processo ensino-aprendizagem sobre as peças de Shakespeare, de forma interdisciplinar e lúdica foi o nosso desafio e motivação.
Este projeto iniciou-se com a apresentação da biografia de William Shakespeare e de Rui de Oliveira, seguido da leitura compartilhada e a realização da compreensão oral, levantamento de vocabulário e discussão sobre os fatos narrados.
Utilizando os conhecimentos de Tecnologia Educacional e incluindo nossos estudos sobre o gênero textual da notícia, os alunos assumiram o papel de jornalista.
Criaram uma manchete, e gravaram a escalada para o telejornal “Jornal CMC”, com o objetivo de informar fatos significativos das peças: Sonho de uma noite de verão e A tempestade.
Aproveitando o conceito de Simetria, trabalhado nas aulas de Matemática em espanhol, os alunos confeccionaram uma máscara que seria usada no baile citado na peça Romeu e Julieta.
Criamos um álbum virtual, com as fotos dos alunos, preparados para o baile de máscaras, contemplando assim, a criatividade de cada um.
Para enriquecer o trabalho de um dos maiores clássicos da literatura e uma das obras mais emblemáticas de Shakespeare, durante as aulas de Música, os alunos aprenderam a tocar, na flauta, o tema Romeu e Julieta – composição de Nino Rota. Além disso, envolveram-se junto com o professor na composição de uma vinheta para a introdução do “Telejornal CMC”.
Convidamos todos a visitar este lindo trabalho realizado com muito entusiasmo pelos queridos alunos.
Professoras dos 5º anos
https://sites.google.com/cmc.com.br/entre-sonhos-e-tempestades/in%C3%ADcio