Valentes: histórias de pessoas refugiadas no Brasil
Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 28 de maio de 2021.
No dia 28 de maio, as escritoras Aryane Carraro e Duda Porto de Souza estiveram na 37ª Feira do Livro do Colégio Miguel de Cervantes para falar com os alunos do 9º ano sobre a obra Valentes: histórias de pessoas refugiadas no Brasil.
No encontro, mediado pela professora de Estudos Linguísticos e Literários e Produção de Texto, Simone Seifert, as convidadas explicaram sobre o processo de pesquisa para a concepção do livro, que reúne histórias de pessoas em condições de refúgio. As autoras também apresentaram o projeto gráfico do livro, que complementa toda a experiência. Com mapas e infográficos, elas apresentam a situação das regiões das quais as pessoas tiveram que fugir.
Aryane e Duda acentuaram em suas falas a preocupação que tiveram em escrever uma obra que pudesse aproximar o leitor da situação de refúgio descontruindo os preconceitos e combatendo a desinformação. “Não há como sair dessa leitura sem se transformar. Chorei muito pesquisando e ouvindo essas pessoas, e o que mais impressiona é que elas não se deixam abater. Acreditamos que é muito injusto atrelar a história de vida dessas pessoas somente à fuga. Elas são como nós, e amanhã podemos ser uma delas. Toda ação individual importa para transformar a realidade dessas pessoas e da nossa sociedade”, comentam as autoras.
As escritoras contaram algumas das histórias das pessoas que estão no livro. Na sequência, os alunos puderam esclarecer suas dúvidas.