Evento abordou a experiência de transformar o livro “1984” em uma HQ
Por: Rodolfo Bonventti | 29 de maio de 2021.
O ilustrador e cartunista Fido Nesti esteve, no dia 29 de maio, na 1ª edição on-line da Feira do Livro do Colégio Miguel de Cervantes. O encontro proporcionou aos alunos do Ensino Médio discutir o livro “1984”, best seller de George Orwell desde o seu lançamento em 1949, e a sua transformação em uma história em quadrinhos de mais de duzentas páginas.
Para Fido Nesti, “a obra nunca perdeu a sua relevância e o livro está cada vez mais atual e popular. Eu o li pela primeira vez aos 13 anos de idade, e ele foi a primeira distopia na minha vida, pois por meio dessa leitura eu consegui enxergar muitos paralelos com o que acontecia ao meu redor, e estávamos em plena ditatura militar. A leitura do livro hoje, em tempos de fake news e de realidades alternativas e paralelas, é cada vez mais importante para abrir a cabeça das pessoas sobre o que está acontecendo em muitos países”.
Fido Nesti respondeu a muitas questões dos alunos do Ensino Médio, explicando como foi o processo e o desafio de condensar em formato de quadrinhos uma obra tão impactante e com muito texto. O autor apresentou todo o curso da sua visão gráfica da obra, inclusive explicando a escolha pelas cores cinza e vermelho.
Nesti trabalha com ilustração e quadrinhos há mais de 30 anos e seus desenhos podem ser vistos regularmente no jornal “Folha de S. Paulo” e na revista “The New Yorker”. Lançou o livro ilustrado “1984 –edição em quadrinhos” em 2016 pela Companhia das Letras.
O evento, destinado aos alunos do Ensino Médio e aberto ao público em geral, foi mediado pela professora de Língua Portuguesa e Produção de Textos, Merope Bernacchi, que apresentou o trabalho final dos alunos sobre o livro em formato de vídeos.