Evento abordou o desenvolvimento pelo gosto do ato de ler
Por: Rodolfo Bonventti | 29 de maio de 2021.
A Mesa de Conversa fez parte da programação do dia 29 de maio, na 1ª edição on-line da Feira do Livro do Colégio Miguel de Cervantes e reuniu profissionais que trouxeram suas experiências em participarem de diferentes Clubes de Leitura e voltados para segmentos diversos da nossa sociedade.
Participaram dessa Mesa as convidadas Mariane Fernandes, Viviane Camerlingo, Alexandra Onias e Denise Barroso.
Mariane Fernandes trouxe sua experiência no Projeto de Remição de Pena pela Leitura, uma atividade criada pela Fundação de Amparo ao Preso em parceria com a Companhia das Letras, que leva a literatura para pessoas privadas do convívio social, trazendo discussões que não tratem dos problemas que envolvem as diversas penas, mas que abram o horizonte dessas pessoas para outras discussões.
Viviane Camerlingo trouxe a experiência da criação do Clube de Leitura do Colégio há um ano, e como foi uma experiência positiva para todos os participantes durante esse período de quarentena. Para ela o importante é que se aproveite o tempo real que possuímos e que a leitura aconteça em qualquer momento, lendo pequenos trechos do livro de cada vez, e também valorizou a democracia que existe em um Clube de Leitura, que permite a compreensão e as possibilidades de cada leitor.
Denise Barroso contou sobre sua adolescência, participando de saraus promovidos pela família no interior de Minas Gerais, e da sua atuação em vários Clubes de Leitura quando ela veio para São Paulo, experiência que ela levou para um trabalho voluntário com jovens de 13 a 14 anos no bairro de Vila Brasilândia. Esses jovens não conseguiam entender o que liam e, a maior parte deles, nunca tinha lido efetivamente um livro inteiro. A partir daí ela criou um Clube de Leitura com esses alunos por meio de textos de jornais e revistas, onde os provocava sobre cada leitura.
Alexandra Onias trouxe sua experiência como professora, contadora de histórias e atriz e como desenvolveu um Clube de Leitura com crianças da comunidade do Jardim Jaqueline, por meio do Projeto Cervantes Solidário desde 2013. Para ela, o grande desafio foi a vulnerabilidade em que essas crianças viviam e como fazer com que as histórias se tornassem para elas momentos muito gostosos. A troca de experiências das crianças dessa comunidade com os alunos do Colégio foi muito importante e desenvolveu ainda mais essa curiosidade e encantamento deles com a leitura.
O evento, destinado aos alunos, professores, pais e aberto ao público em geral, foi mediado pela psicóloga educacional do Colégio, professora Bartira Rebello.